Documento sugere criação de plataforma para fabricação de semicondutores

Vereador João Clemente (PSDB) solicita ao Executivo realização de estudos para o desenvolvimento tecnológico e pesquisa científica sobre o assunto

Com o objetivo de fomentar a manutenção de pessoas jurídicas que exerçam atividades de desenvolvimento e fabricação de equipamentos para TV digital e de componentes eletrônicos semicondutores, o vereador João Clemente (PSDB) protocolou a Indicação nº 4.306/2022, solicitando à Prefeitura a realização de estudos e análises de viabilidade para a criação da “Plataforma Araraquarense de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Semicondutores - Chips”, além de realização de pesquisa científica sobre o assunto.

No documento, o parlamentar cita a Lei nº 11.484, de 2007, que dispõe sobre os incentivos às indústrias de equipamentos para TV digital e de componentes eletrônicos semicondutores e sobre a proteção à propriedade intelectual das topografias de circuitos integrados, instituindo o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis) e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Equipamentos para a TV Digital (PATVD).

“O Brasil é um dos maiores exportador de silício do mundo, elemento que é base para a fabricação dos semicondutores. Dessa forma, torna-se necessário o desenvolvimento de uma plataforma em Araraquara que possa gerar emprego, renda e tributos, além de formar profissionais, por meio de um polo de tecnologia que seja referência regional e nacional”, afirma o vereador.

Publicado em: 12/09/2022 17:31:37