Presidente da Câmara recebe comitiva de luta que se populariza no mundo

Filosofia e técnicas da defesa pessoal foram explicadas ao vereador Aluisio Boi (MDB)

Um grupo de praticantes da luta corpo a corpo, o Krav Maga, utilizado principalmente pelas Forças Especiais de Defesa de Israel e também por outras organizações internacionais, como FBI e SWAT, visitaram a Câmara Municipal de Araraquara, na tarde da sexta-feira (9), com o intuito de demonstrar ao presidente da Casa de Leis a importância dessa prática, cuja academia foi instalada há cinco meses na Vila Xavier.

Pela primeira vez no Brasil, o mestre internacional Martin Luna, argentino radicado na Espanha há muitos anos, falou sobre a técnica e sobre a filosofia da luta, que prepara uma pessoa de qualquer idade e de qualquer tamanho a se defender dos perigos do cotidiano. “É uma mudança de mentalidade, já que toda a prevenção é importante na vida. Por exemplo: não devemos entrar em casa sem antes observar o entorno, e ao detectar alguma coisa estranha o cérebro entra em alerta”, disse o mestre e presidente da Federação TML (Team Martin Luna), salientando que “o controle da emoção significa muito e com pouco tempo de Krav Maga os sentidos ficam mais apurados”.

Segundo o mestre Fábio Ramos, instrutor da luta e presidente da primeira academia de Krav Maga de Araraquara, o estilo vem crescendo no mundo inteiro, uma vez que “quando qualquer pessoa que absorve a essência dessa prática passa por uma mudança de vida para melhor”.

O parlamentar ficou curioso sobre vários detalhes do Krava Maga, dado o entusiasmo dos visitantes. “Vários aspectos me chamaram a atenção e eles falam com tanta propriedade que motiva muita gente a aprender mais. O mestre Martin Luna me informou que não existe competição do Krav Maga. Trata-se de um desafio para você mesmo e é um ajudando o outro a crescer mais dentro da disciplina pregada pela modalidade”, frisou Boi, que recepcionou a comitiva no gabinete da Presidência e acompanhou os visitantes em um encontro com o prefeito Edinho Silva (PT), uma vez que informaram que o estilo de luta pode ser utilizado no treinamento de servidores especializados na contenção de distúrbios ou em parcerias com os setores ligados aos esportes.

O vereador Guilherme Bianco (PCdoB) participou da reunião, que também contou com a presença de Ricardo Moraes, instrutor boliviano, Guido Marcelo Bonetti, aluno do CT Krava Maga TML, Lucimara Aparecida de Souza, lutadora e diretora da equipe, e Gislaine Bertacine, monitora.

Krav Maga – O que é

Krav Magá significa luta corpo a corpo e é a única técnica de luta reconhecida mundialmente como autodefesa pessoal e não como arte marcial.

A modalidade de luta foi desenvolvida em Israel, com vários tipos de técnicas para golpear o adversário nas partes mais sensíveis do corpo. Seus golpes só são aplicados quando a pessoa é atacada de alguma forma.

O objetivo é que suas técnicas sejam utilizadas por qualquer pessoa, independente do gênero ou idade, para se defenderem de qualquer tipo de agressor.

O Karv Maga tem como precursor Imi Lichtenfeld, um boxeador e lutador profissional húngaro, que defendia os judeus em Bratislava durante a Primeira Guerra Mundial.

Após a independência de Israel, Imi treinou o exército e a força policial do país e, após, passou a treinar civis. A partir de 1964, o Krav Maga foi se popularizando ao redor do mundo.

Publicado em: 13/09/2022 17:08:32