Secretaria de Governo tem planos para desenvolvimento sustentável na cidade

Setor traz resposta para requerimento do vereador João Clemente (PSDB)

No mês de julho, o vereador João Clemente (PSDB) protocolou requerimento, demandando informações sobre o cadastro e a atualização de dados de Araraquara no Programa Cidades Sustentáveis (PCS).

Recentemente, a Secretaria Municipal de Governo, Planejamento e Finanças respondeu ao parlamentar informando que o Município está cadastrado no PCS, mas sem um cadastro ativo.

“Saliento que a cidade se orienta pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma vez que o Plano Plurianual, o Orçamento Municipal e o Programa Araraquara 2050 têm como objetivo mensurar a atuação de Araraquara nas metas da Organização das Nações Unidas (ONU)”, acrescenta.

O setor alega ainda que, apesar de ainda não ter estruturado o conjunto de indicadores municipais em acordo com os ODS, Araraquara tem potencial de contribuir com as referidas metas, uma vez que há sites que oferecem uma leitura pública acerca da posição da cidade.

O site que mostra o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades é um exemplo disso, sinalizando Araraquara na posição 48 entre 5.570 municípios, mesmo sem enfoque de organização dos dados direcionado ao cumprimento das metas.

“Sendo assim, sinalizo o compromisso quanto à busca por sites disponíveis, bem como o monitoramento e registro periódico das informações, a fim de que a realidade das políticas municipais seja projetada em sua totalidade nas plataformas de divulgação da contribuição no atingimento das metas dos ODS”, finaliza a Secretaria.

Publicado em: 13/09/2022 18:34:43