Ações de incentivo à alta produtividade de Araraquara são propostas

Iniciativa partiu do vereador João Clemente (PSDB)

Recentemente, o vereador João Clemente (PSDB) protocolou a Indicação nº 4.480/2022, sugerindo a implementação do Programa Municipal de Retomada da Industrialização e Alta Produtividade – “Expande Araraquara”.

Segundo o parlamentar, o objetivo é proteger a sustentabilidade fiscal e evitar que as taxas de pobreza aumentem. “Precisamos de reformas que aumentem, simultaneamente, a produtividade e o emprego”, completa no documento.

Clemente frisa a importância de compreender o que Araraquara poderia fazer para incentivar a retomada da industrialização e a alta produtividade. “Podemos investir nos recursos humanos, ou seja, nos trabalhadores, capacitando-os nas diversas áreas de empregabilidade”, argumenta.

O vereador propõe buscar indústrias que acreditem no potencial de Araraquara, investir em infraestrutura, incentivar o comércio e a indústria, e desenvolver o potencial exportador do município.

O parlamentar alega que é necessário melhorar as políticas macroeconômicas, manter as taxas de juros baixos, tornar o crescimento mais sustentável, enfrentar desafios fiscais para melhorar a eficiência dos gastos e revitalizar a produtividade para aumento da renda.

Clemente concorda que aumentar a produtividade pode não ser tão simples, uma vez que esta depende de vários fatores. Pode estar ligada a novas tecnologias, um ambiente de negócios, uma boa infraestrutura, ou mão de obra qualificada.

"Para um avanço significativo da produtividade são necessários investimentos na infraestrutura e logística, a segurança jurídica nos negócios, linhas para disponibilização de crédito, o incentivo à exportação de bens e produtos manufaturados localmente e a excelência na formação profissional dos trabalhadores. Todas essas ações são oportunidades que podem aumentar a produtividade e, em um ambiente propício, criar uma cultura de reindustrialização do nosso mercado", defende o vereador.

Publicado em: 21/09/2022 10:39:24