Programa 'Araraquara Morada da Capacitação 2022 – 2030' é sugerido ao Executivo

Indicação é do vereador João Clemente (PSDB)

Na quarta-feira (21), o vereador João Clemente (PSDB) protocolou a indicação que solicita ao Executivo a disponibilização do Programa de Formação Dual Profissional “Araraquara Morada da Capacitação 2022 – 2030”.

Em síntese, a formação “dual” sintetiza a capacitação em que os ensinos teórico e prático caminham paralelamente, contribuindo para o conhecimento do aluno e futuro profissional.

A inciativa visa a agregar valor e ideias às políticas públicas de formação e capacitação do trabalhador, objetivando sua valorização e inserção ou reinserção no mercado de trabalho, por meio de parcerias com o próprio setor empregador (indústrias, empresas e fábricas). De acordo com o parlamentar, uma outra forma de viabilizar a ideia é por meio de acordos com instituições de ensino, pesquisa e extensão.

“A palavra ‘dual’ significa a combinação da formação prática numa empresa e a formação teórica numa escola profissional. Isto garante uma combinação harmônica da teoria e da prática. Dependendo da profissão escolhida, a formação profissional pode durar entre dois e três anos e meio. A formação prática em empresas é oferecida, entre outros, nos setores dos ofícios manuais, da indústria e comércio, na área da prestação de serviços, em profissões liberais e no serviço público”, explicou Clemente.

Publicado em: 27/09/2022 10:21:58