Comissão vai monitorar providências para acabar com mau cheiro na região Leste

Vereadores, representantes da Piracanjuba e de moradores vão integrar grupo
Visualize fotos

Em 30 de agosto passado, o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB), e um grupo de parlamentares receberam representantes da Laticínios Bela Vista (Piracanjuba) para debater soluções relacionadas a reclamações dos moradores do entorno da empresa sobre o mau cheiro exalado por sua Estação de Tratamento de Efluentes. À época, Marcelo Costa Martins, gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Piracanjuba, e João Batista de Souza, gerente de Engenharia, falaram sobre a empresa e os investimentos nesse setor para dirimir o problema.

Na tarde desta terça-feira (27), Martins e o advogado Luiz Bassetti se reuniram novamente com os vereadores. O diferencial deste novo encontro foi a presença de representantes de moradores. Odair Cardoso e João Batista da Silva demonstraram toda a insatisfação com a morosidade para se encontrar uma solução satisfatória. Cardoso, que é biólogo, está preocupado com a possibilidade de presença de gases tóxicos e afirma que “não temos monitoramento dos gases que estão sendo emitidos, pois acordamos com dor de cabeça, olho ardendo, náusea e tontura. Precisamos desse serviço”.

Martins pontuou que foram feitos vários investimentos, como a cobertura dos aeradores, instalação de filtros e outros, como, inclusive, foi compromissado com o Ministério Público. “Os investimentos foram concluídos no último dia 19 de setembro e todos os equipamentos foram comprados em duplicidade, visando a qualquer necessidade de troca, sem prejuízo do tratamento”, garantiu o gerente de Relações Institucionais.

Para João Batista, morador do bairro, os resultados não foram satisfatórios, pois o mau cheiro continua. “No final de semana estava insuportável e os equipamentos já estavam instalados. Outra coisa: quando começa a exalar aquele cheiro insuportável, nós ligamos para Cetesb e eles chegam depois de três horas e aí já passou tempo demais. Não queremos que a empresa saia de lá, pelo contrário. Só queremos solução”, afirmou.

Boi disse que essa é a primeira vez que recebe tantas reclamações do incômodo, por isso, a empresa precisa dar uma resposta e a Câmara vai acompanhar tudo de perto. “Tem gente querendo vender o imóvel porque já não aguenta mais. Temos que sair daqui hoje com um compromisso e uma data para resolver”, afirmou o parlamentar.

Martins ouviu todos os apontamentos dos moradores e as observações de vários vereadores acerca do assunto, tomando nota de todos os detalhes. Da reunião se tirou uma diretriz: foi criada uma comissão com representantes da Piracanjuba, incluindo um técnico especialista no setor ambiental, moradores dos bairros vizinhos, vereadores e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. “Vamos, juntos, monitorar a situação do mau cheiro nos próximos dias. No caso de alguma ocorrência, coloca-se no grupo, para as devidas providências. Na semana que vem, nos reunimos novamente para avaliar os resultados. Vamos unir forças para encontrar uma saída para essa situação que aflige a população de uma grande parte da cidade. É nítido o empenho da empresa para nos ajudar, e isso também temos que destacar”, encerrou Boi.

Os vereadores Paulo Landim e Fabi Virgílio, do PT, Luna Meyer (PDT), Rafael de Angeli (PSDB), Guilherme Bianco (PCdoB), Edson Hel (Cidadania) e Carlão do Joia (Patriota) também participaram da reunião.




Publicado em: 27/09/2022 18:32:54