Um podcast é uma coleção de arquivos de áudios digitais disponibilizados para download ou streaming. São, geralmente, apresentados por indivíduos que lideram uma conversa, compartilham histórias ou relatam notícias.
Pensando na crescente utilidade dessa ferramenta, o vereador João Clemente (PSDB) protocolou indicação, sugerindo a criação da Plataforma de Podcast para Comunidades Quilombolas, além da publicização do Programa “Essas Vidas Brasileiras”.
“Através desta propositura busca-se a extensão das capacitações sobre a ferramenta de podcast a essas Comunidades, objetivando ser um incremento sociocultural e econômico na vida da população”, considera o parlamentar.
Clemente explica que, a partir do bicentenário da Independência do Brasil, a Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos no Brasil estão apoiando o desenvolvimento da série "Essas Vidas Brasileiras", que dá voz aos quilombolas do país, dando-lhes a oportunidade de contar suas histórias.
Segundo a Fundação Cultural Palmares, existem 3.447 comunidades quilombolas distribuídas pelo país. Esses grupos étnico-raciais são formados por descendentes de negros fugidos durante a escravidão e outros grupos que viveram nos Quilombos. Quilombolas possuem uma identidade própria, que foi historicamente construída, ou seja, distinta do restante da sociedade brasileira.
O vereador frisa que quilombolas sofreram com a discriminação e o não reconhecimento do direito de propriedade de suas terras, mas que, atualmente, a sua identidade é legalmente reconhecida e protegida, embora muitas ainda estejam sub-representadas.
“O treinamento em podcast é uma oportunidade de capacitação, com o objetivo de ensinar 30 representantes dessas comunidades sobre a criação, produção, monetização e disseminação de podcasts para levar suas vozes para outras partes do Brasil e do mundo”, expõe.
A ideia do parlamentar é possibilitar a interação entre comunidades quilombolas de diferentes regiões do país, e a comunicação delas com outras partes da sociedade.
Publicado em: 28/09/2022 10:33:06