Plataforma é sugerida para valorizar trabalho de mulheres na agricultura

Iniciativa partiu do vereador João Clemente (PSDB)

Recentemente, o vereador João Clemente (PSDB) protocolou a Indicação nº 4.573/2022, sugerindo a criação da Plataforma Municipal AgroDelas.

“O empoderamento feminino na agricultura, em pequenas propriedades rurais, assentamentos e no agronegócio, se mostra uma espécie de esperança vindoura a protagonizar a modernização do agro, ao mesmo tempo em que preserva o meio ambiente. Pela plataforma, será incentivado o empreendedorismo rural feminino, por meio da inovação tecnológica e do respeito ao meio ambiente rural e familiar”, considera.

Segundo o parlamentar, a agricultura é uma das bases da economia federal e municipal, sendo a agricultura familiar responsável pelo abastecimento do mercado interno. “Tem-se a percepção de que a maioria dos agricultores familiares são homens, porém este dado esconde o papel essencial da mulher para a agricultura. Na produção familiar, compartilha-se o local de trabalho com a moradia, dificultando a separação da renda gerada por homens e mulheres”, argumenta.

Clemente se apoia na Convenção das Nações Unidas sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, que leva em conta os desafios enfrentados pelas mulheres rurais e o seu papel na sobrevivência econômica.

“As mulheres estão cada vez mais capacitadas e antenadas na evolução tecnológica e na agricultura 4.0, sabem o quanto ferramentas digitais são imprescindíveis para se potencializar a performance da lavoura. As mulheres estão mais abertas às novas tecnologias”, frisa o vereador.

Publicado em: 29/09/2022 14:13:37

Publicado por: Freepik