Câmara envia ao arquivo último lote de documentos em papel

Presidente da Casa de Leis, vereador Aluisio Boi (MDB), ressalta simbologia do ato
Visualize fotos

Nos arquivos da Câmara existem documentos que registraram a história da própria instituição e da cidade de Araraquara desde meados do século XIX. Documentos Legislativos sempre foram arquivados em papel. Porém, com o avanço de todas as tecnologias, as novas “páginas da história” passam a ser contadas de forma digital.

Na tarde desta quinta-feira, dia 29 de setembro de 2022, o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB), o vereador Guilherme Bianco (PC do B) e os servidores, integrantes da Diretoria Legislativa da Casa de Leis participaram de um ato que se apresentou com um simbolismo especial: o envio da última remessa em papel para o Arquivo da Câmara, do Processo Legislativo referente ao ano de 2020.

“Temos que acompanhar os progressos tecnológicos. O mundo está em constante mudança e ela se aplica aos mais abrangentes setores. Nessa Casa não é diferente. Com a pandemia, tivemos a experiência de realizar sessões remotas, o que deu tão certo que recentemente aprovamos a possibilidade, em casos específicos, de o vereador participar remotamente das votações em plenário”, salientou Boi, destacando que o “Legislativo local já vive essa nova realidade, inclusive nas sessões e transmissões ao vivo, alcançando o máximo em transparência”.

Segundo Valdemar Martins Neto Mouco Mendonça, diretor Legislativo, “são as últimas 16 pastas do Processo Legislativo que ainda foi impresso, pois desde 2021, todos o processo passou ser digital. Isso representa um ganho de tempo, economia de material, além da vantagem de acesso rápido e eficiente aos arquivos”.

Os servidores da Diretoria Legislativa, Caio Fellipe Barbosa Rocha, Erlei Fortunato Cerni Baú e Marcelo Roberto Dispeiratti Cavalcanti também participaram do ato.




Publicado em: 29/09/2022 16:30:34