Nos arquivos da Câmara existem documentos que registraram a história da própria instituição e da cidade de Araraquara desde meados do século XIX. Documentos Legislativos sempre foram arquivados em papel. Porém, com o avanço de todas as tecnologias, as novas “páginas da história” passam a ser contadas de forma digital.
Na tarde desta quinta-feira, dia 29 de setembro de 2022, o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB), o vereador Guilherme Bianco (PC do B) e os servidores, integrantes da Diretoria Legislativa da Casa de Leis participaram de um ato que se apresentou com um simbolismo especial: o envio da última remessa em papel para o Arquivo da Câmara, do Processo Legislativo referente ao ano de 2020.
“Temos que acompanhar os progressos tecnológicos. O mundo está em constante mudança e ela se aplica aos mais abrangentes setores. Nessa Casa não é diferente. Com a pandemia, tivemos a experiência de realizar sessões remotas, o que deu tão certo que recentemente aprovamos a possibilidade, em casos específicos, de o vereador participar remotamente das votações em plenário”, salientou Boi, destacando que o “Legislativo local já vive essa nova realidade, inclusive nas sessões e transmissões ao vivo, alcançando o máximo em transparência”.
Segundo Valdemar Martins Neto Mouco Mendonça, diretor Legislativo, “são as últimas 16 pastas do Processo Legislativo que ainda foi impresso, pois desde 2021, todos o processo passou ser digital. Isso representa um ganho de tempo, economia de material, além da vantagem de acesso rápido e eficiente aos arquivos”.
Os servidores da Diretoria Legislativa, Caio Fellipe Barbosa Rocha, Erlei Fortunato Cerni Baú e Marcelo Roberto Dispeiratti Cavalcanti também participaram do ato.
Publicado em: 29/09/2022 16:30:34