A primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araraquara após o primeiro turno das eleições brasileiras ocorreu nesta terça-feira (4), no Plenário do Palacete Carlos Alberto Manço. A novidade foi a participação, pela primeira vez, de um vereador de forma remota. Lucas Grecco (União Brasil) utilizou de seu direito para participar de São Paulo da sessão que ocorria em Araraquara. Para o presidente da Câmara, vereador Aluisio Boi (MDB), a tecnologia aproveitada durante a pandemia deve continuar a ser utilizada a serviço da democracia: "O vereador não perde a sessão e lhe é dada a possibilidade de participar plenamente dela, ainda que tenha necessidades que até justificassem sua ausência. Que esta prática que estamos adotando aqui na Câmara de Araraquara possa ser aproveitada por outras Câmaras".
No Pequeno Expediente, os vereadores apresentaram diversos assuntos relacionados à cidade, além de abordarem as eleições que já tiveram o pleito concluído. Contudo, respeitando as restrições determinadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não puderam abordar assuntos relacionados aos pleitos ainda em disputa, como as eleições a governador e a presidente da República, por conta de se tratar de órgão público e TV pública, o que não é permitido.
A pauta da Câmara continua trancada, por conta do adiamento para novembro da discussão dos dois projetos de decreto legislativo que tratam das contas anuais do Município, nos anos fiscais de 2017 e 2018. Por isso, a sessão foi encerrada quando chegou à Ordem do Dia, já que o trancamento impede a discussão e votação de matérias nas Sessões Ordinárias.
Como não foram apresentados projetos em tempo hábil para serem relacionados para esta terça-feira, não foi convocada a Sessão Extraordinária, como tem ocorrido nas últimas semanas.
Publicado em: 04/10/2022 14:38:01