Pacto pela Juventude pode contribuir para elaboração de políticas públicas

Vereador João Clemente (PSDB) sugeriu criação de programa municipal à Prefeitura

O vereador João Clemente (PSDB) indicou à Prefeitura a criação do Programa Municipal Pacto pela Juventude, a fim de contribuir para a formação cidadã e capacitação de jovens, principalmente daqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio da elaboração de políticas públicas.

De acordo com o parlamentar, os próprios jovens poderiam indicar os desafios e propor soluções para as questões que precisam ser superadas em seus bairros. “A ideia é criar eixos de ação, como desenvolvimento sustentável, tecnologias, liderança, esporte e cultura, saúde, educação e assistência social.”

Clemente frisa ainda que o poder público poderia disponibilizar cursos de formação nas diversas ferramentas de tecnologia, “por exemplo, nas áreas de arquitetura da informação; consultoria de sistemas, processamento de dados, administração de redes, segurança da informação, infraestrutura tecnológica, desenvolvimento web e administração de banco de dados; que estão entre os profissionais mais buscados no mercado”.

Para viabilizar a iniciativa, o vereador propôs parcerias público-privadas e, se possível, com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), como já acontece no Rio de Janeiro.

Publicado em: 10/10/2022 18:23:32