Agenda Cultural - 27/10

Final de semana recheado de música, arte, dança, literatura, exposições e cinema

Música

Na sexta-feira (28), às 20 horas, o grupo Sarambeque apresenta choros que representam o melhor do repertório chorístico brasileiro. Um passeio por nomes como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Abel Ferreira, Luiz Americano e K-Ximbinho. É grátis e sem retirada de ingressos.

Arte

Dentro da programação da 1ª Semana Municipal de Poesia “José Roberto Tellaroli, o poeta da Vila”, na sexta-feira (28), às 11 horas e às 17h30, acontece, na Rua São Bento (pontos de ônibus entre as avenidas Espanha e Brasil), a intervenção artística “Poetas de Presente”. No mesmo dia, às 19 horas, tem Slam de Poesia com o Coletivo Virando a Rua, na Praça das Bandeiras.

Já no sábado (29), na calçada do Ponto Chic, na Vila Xavier, tem lançamento dos livros “O dia em que Dionísio tirou Apolo para dançar", de Tadeu Marcato, e “Beberei a vida às borras”, de Anderson Piva, às 19 horas. Às 20 horas, a programação gratuita será encerrada com o SarauSamba do Zé Poeta, com Teroca e Amigos.

Música e dança

No sábado (29), às 20 horas, o Sesi apresenta a cantora, bailarina e compositora, Fanta Konatê, que trará a força e a beleza das Divas Africanas. No show, a artista Malinkê mostra canções tradicionais da Guiné Conacri, seu país de origem, fazendo a conexão direta com a mãe África. O repertório é composto em sua maioria por composições autorais e é uma homenagem à grande estrela Miriam Makeba, que morou na Guiné nos tempos de exílio do Apartheid. Donabá significa “A Grande Bailarina” em Malinkê, onde há o ritmo que homenageia as bailarinas virtuosas da cultura Mandén. A entrada é gratuita e as reservas antecipadas são pelo site https://mla.bs/ac5e082d.

+ Música

O projeto Lunar marca a estreia como compositora e cantora-intérprete solo de Laura Tamiana, paulistana radicada em Recife desde 2007. Em seus mais de 20 anos de carreira nas artes e na cultura, Laura propõe diálogos entre a música, as artes da cena, as artes visuais, a palavra e as culturas populares, sempre a partir de um viés afetivo e de questões em torno de identidade, pertencimento e memória. Acontece no sábado (29), às 20 horas, no Sesc. Informações sobre ingressos em sescsp.org.br/araraquara.

Literatura

A Esquenta FliSol – Festa Literária da Morada do Sol continua com o tema “Literatura e a Infância”, com apresentação do projeto “Pés de Livros”. Na segunda-feira (31), às 9h30 no Lar Escola Redenção; na terça-feira (1), às 9h30, no Centro de Educação Infantil Meimei; na quinta-feira (3), às 9h30, no Lar Escola Redenção – Núcleo Bezerra de Menezes – Unidade 2.

Exposição

Na Sala de Exposição Temporária do Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (Mapa) ocorre a Exposição “Povos Originários – Os caminhos da memória”, de Marcos Costa de Freitas, até 4 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Grátis.

Homenagem

O Museu de Reminiscências Esportivas “Paschoal Gonçalves da Rocha” prorrogou até o dia 20 de novembro sua primeira exposição temática, que leva o nome de “Roseli ‘Basquete’ Gustavo da Silva”, cujo propósito é homenagear a ex-jogadora da Seleção Brasileira de Basquete, que hoje atua como presidenta da Fundesport.

Cinema

Confira os filmes em cartaz no Moviecom (Shopping Jaraguá):

- A Mulher Rei

- Adão Negro

- As Aventuras de Tadeo e a Tábua de Esmeralda

- Convite Maldito

- Halloween Ends

- Sorria

Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.

Confira os filmes em cartaz no Cine Center Lupo (Shopping Lupo):

- A Luz do Demônio

- Adão Negro

- As Aventuras de Tadeo e a Tábua de Esmeralda

- Chico Para Sempre

- Halloween Ends

- One Piece Film - Red

- Pantera Negra: Wakanda Para Sempre

- Purgatório: Segredos Revelados

- Sorria

Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.

Publicado em: 27/10/2022 16:42:05

Publicado por: Foto: Sesc