Quase 4 mil pessoas receberam atendimento de clínicas de reabilitação

Informações foram apresentadas por secretaria ao vereador Marchese da Rádio (Patriota)

A dependência química é uma doença crônica e multifatorial, ou seja, diversos fatores contribuem para o seu desenvolvimento, entre eles a quantidade e frequência de uso da substância, a condição de saúde do indivíduo e fatores genéticos, psicossociais e ambientais.

Clínicas de reabilitação são uma alternativa ao tratamento de usuários de drogas. Desempenham um papel importante na sociedade, uma vez que oferecem abrigo e cuidados que visam à desintoxicação, conscientização e reinserção social.

Considerando a relevância dessas instituições, o vereador Marchese da Rádio (Patriota) protocolou requerimento, solicitando informações sobre o atendimento público e convênios com casas de recuperação para dependentes químicos de Araraquara.

Recentemente, a Secretaria Municipal da Saúde respondeu ao parlamentar, informando que o município possui convênio com duas clínicas especializadas para pacientes em uso de substâncias psicoativas, sendo elas a Clínica Renovare (para pacientes adultos) e a Clínica Recanto Renascer (para pacientes adolescentes). O setor completa explicando que cada uma das instituições recebe investimento de cerca de R$ 9 mil mensalmente.

O órgão explica que os Centros de Atenção Psicossociais (Caps) integram a Rede de Atenção Psicossocial (Raps). "São serviços de porta aberta, que funcionam segundo a lógica do território, oferecendo cuidado e proteção para pacientes e familiares. O tratamento deve ser ordenado na rede de atenção à saúde, com prioridade de tratamento ambulatorial", acrescenta.

Em relação aos números de atendimentos prestados pelo Caps-AD, a Secretaria afirma que, em 2020, 6.791 pessoas foram atendidas; em 2021, foram 3.534; e, até o momento em 2022, 3.628 pessoas receberam atendimento.

Publicado em: 10/11/2022 17:19:42