Emenda propõe R$ 150 mil para cooperativa que recupera egressos prisionais

Proposta é da vereadora Thainara Faria (PT) e foi aprovada durante sessão extraordinária

Em sessões extraordinárias foram aprovadas 21 emendas ao orçamento do próximo ano, estimado em R$ 1.378.180.916,45. Entre elas, está a proposta da vice-presidenta da Câmara Municipal, vereadora Thainara Faria (PT), de R$ 150 mil para a Cooperativa Social de Trabalho em Recuperação dos Egressos Prisionais de Araraquara.

Conforme detalha a parlamentar, o propósito é criar um programa para aquisição de caminhão carroceria para a Cooperativa Sol Nascente. “A instituição é formada por egressos do sistema prisional e presta trabalho essencial à comunidade araraquarense; um modelo exemplar de desenvolvimento da economia criativa e solidária que gera empregabilidade e renda, garantindo a reintegração do indivíduo na sociedade.”

Thainara explica que a Sol Nascente tem como foco os serviços ambientais, como retirada de entulho, limpeza e preservação de áreas danificadas. “Para que seja possível realizar os serviços destacados, torna-se indispensável a posse de caminhões que possam auxiliar nas operações necessárias. Atualmente, a Cooperativa aluga dois veículos - um basculante e um carroceria. No entanto, os trabalhadores encontram a necessidade de adquirir mais um caminhão carroceria, responsável por carregar os sacos com os inservíveis retirados ou recicláveis que serão reaproveitados posteriormente.”

Segundo a vereadora, com a aquisição de um novo caminhão carroceria, a Sol Nascente estima uma economia de cerca de R$ 25 mil mensais, o que permite a inserção de novos cooperados no projeto.

Publicado em: 30/11/2022 10:38:28