Profissionais do CTA e do Programa IST/Aids são homenageados

Vereadora Filipa Brunelli (PT) protocolou moção de congratulação

Com a chegada do Dezembro Vermelho, mês de conscientização e de mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a vereadora Filipa Brunelli (PT) reforçou a importância do trabalho desempenhado pela equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Programa Municipal de IST/Aids. Na tarde da quarta-feira (30), a parlamentar protocolou requerimento que trata sobre uma moção de congratulação aos profissionais.

“O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), por meio do Programa Municipal de IST/Aids, tem desempenhado um trabalho de excelência no que se refere ao acesso integral e universal à prevenção das IST/HIV/Aids, com foco na redução das vulnerabilidades e índices de infecção. Em resposta ao significativo aumento dos casos de HIV no estado de São Paulo, principalmente na nossa região, em 2021, com a adesão da política pública da Profilaxia PréExposição (PrEP), o município completou o círculo de cuidados da Prevenção Combinada, conjunto de estratégias que utiliza diferente formas de abordagens para dar uma resposta ao HIV e a outras ISTs. É importante ressaltar que o Programa IST/Aids jamais parou de funcionar durante toda a pandemia da Covid-19, sendo o único do interior de São Paulo a manter suas ações de prevenção, graças ao trabalho e competência de Saliane Ribeiro”, destacou Filipa.

A vereadora ainda destacou que o acolhimento e a universalização do acesso integral à prevenção das IST/HIV/Aids têm tornado Araraquara referência no tema, sendo um exemplo de política pública voltada ao acesso à saúde e também instrumento de justiça social.

Publicado em: 01/12/2022 09:56:43