Plataforma de biocombustível propõe geração de emprego e renda

Vereador João Clemente (PSDB) solicita criação de ferramenta para motivar cenário propício para movimentar a economia

Com o objetivo de motivar a produção e o consumo de bioetanol como alternativa para a geração de emprego e renda, o vereador João Clemente (PSDB) protocolou indicação, solicitando a criação da Plataforma Municipal de Incentivo à Produção e ao Consumo de Etanol.

A iniciativa, inspirada no Programa Abasteça Consciente e criação do Conselho Municipal das Bio-oportunidades - bioenergias, biocombustíveis e biomassas, contribui, de acordo com o parlamentar, para estimular a utilização do bioetanol “uma vez que esse combustível, obtido por meio da fermentação controlada e da destilação de resíduos vegetais, pode se transformar em alternativa para geração de emprego e renda, recolhimento de tributos, investimento em pesquisa e tecnologias das bioenergias, criando um cenário propício para os investimentos pertinentes”.

Clemente cita dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), apontando a importância do uso do etanol, nas duas últimas décadas, o que evitou o lançamento de aproximadamente 600 milhões de toneladas de CO2eq na atmosfera. A medida CO2eq é um padrão internacional que equivale à quantidade de gases de efeito estufa (GEE) como o dióxido de carbono (CO2) e o metano lançados na atmosfera. Para se ter uma ideia desse valor, o vereador acrescenta que seria necessário plantar mais de quatro bilhões de árvores nativas nos próximos 20 anos.

Publicado em: 13/12/2022 10:51:05

Publicado por: Foto: Canal Rural