O vereador João Clemente (PSDB) protocolou a Indicação nº 5.220/2022, que sugere a realização de estudos e análises acerca da criação, elaboração, sistematização, acompanhamento de resultados e melhoria contínua da Plataforma Municipal Visibilidade & Plus Ambiental para Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis.
De acordo com o parlamentar, os catadores de materiais recicláveis, juntamente com as cooperativas de catadores, são importantíssimos para manter os espaços, o mundo, a cidade e o meio ambiente ecologicamente equilibrados. Por isso, algumas iniciativas são necessárias para dar visibilidade a esse trabalho. Algumas das ações propostas são: recuperar as carroças utilizadas no trabalho de coleta de recicláveis; disponibilizar equipamentos de segurança como luvas, fitas refletivas e blusas com manga; promover campanhas que sensibilizem as pessoas sobre a importância dos trabalhos de catadoras e catadores, garantindo-lhes o respeito e dignidade pertinentes; promover capacitações e treinamentos; dentre outros.
Por fim, Clemente sugere criar, por meio de parcerias com empresas que mais produzem resíduos de embalagens plásticas, uma forma de pagar aos catadores de materiais recicláveis um “plus ambiental” pelos serviços de coleta e encaminhamento adequado. “O ‘plus ambiental’ seria uma retribuição pecuniária pelos relevantes serviços ambientais prestados por eles, a chamada ‘moeda verde’”, detalha o vereador.
Publicado em: 13/12/2022 13:54:34
Publicado por: Foto: Prefeitura de Porto Ferreira