Exposição na Câmara abre espaço para produções artesanais

Solenidade de abertura marcou encerramento de mais um ano das Oficinas Culturais de Araraquara

A noite da segunda-feira (12) marcou a abertura da exposição de artesanato intitulada "Vamos Fazer?", no saguão da Câmara Municipal de Araraquara, reunindo trabalhos confeccionados nas oficinas de Crochê, Artesanato, Reciclagem e Upcycling (reutilização criativa) realizadas em instituições sociais e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

O objetivo da exposição é incentivar a produção artesanal, mostrando o trabalho de pessoas – crianças e adultos – que usam o artesanato como arte, terapia, fonte de renda, decoração, para presentear ou simplesmente como qualidade de vida e bem-estar, além de abrir possibilidades na sustentabilidade como forma de proteger e preservar o meio ambiente.

“A importância é imensa tanto na área da saúde como bem-estar, qualidade de vida. É uma imensidão de benefícios para o ser humano”, disse a professora das Oficinas Culturais Municipais Silvana de Oliveira Santos sobre o trabalho desenvolvido.

Para a coordenadora das Oficinas, Rafaela Pucca, a mostra é um exemplo do quanto as políticas públicas municipais podem dar certo. “Nesse retorno, no pós-pandemia, conseguimos fechar com duas mil inscrições em oficinas culturais. Hoje temos 36 cursos e sete linguagens artísticas diferentes em 40 espaços de atendimento. Agora em fevereiro vamos abrir as inscrições para 2023.”

Representando a vereadora Fabi Virgílio (PT), que intermediou a exposição no espaço cultural da Câmara, o vereador Paulo Landim (PT) pontuou que o projeto representa todos os Cras da cidade, onde as pessoas e as entidades podem fazer artesanato. “As pessoas às vezes ficam sozinhas, deprimidas, então isso é um passatempo, é muito importante. Além de ter uma cultura, uma renda.”

“Esse é mais um momento que dá brilhantismo nesse espaço da Câmara Municipal e mostra o que tem na cidade. Essa exposição é para a população entender que esse projeto, além de socializar novamente as pessoas, se torna também uma fonte de renda. Uma exposição que mostra o grande trabalho das Oficinas Culturais”, completou o presidente da Casa de Leis, vereador Aluisio Boi (MDB).

A exposição fica no Saguão da Câmara até o dia 6 de janeiro, com visitação das 9 às 18 horas.

Também estiveram presentes o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) e as professoras das Oficinas Culturais Municipais Estela Maris da Silva Melo e Vera Lúcia Mazzali.

Como participar

Quem tiver interesse em participar das Oficinas Culturais Municipais deverá ficar atento ao site da Prefeitura a partir de fevereiro.

Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail oficinasculturaisararaquara@gmail.com ou no Centro de Artes e Ofícios (Caof) “Judith Lauand”, localizado na Rua Andrelino Alves Pinto, número 170, no Jardim Floridiana (Vila Xavier), com telefone (16) 3322-5902.

Publicado em: 23/12/2022 11:12:26