Secretaria de Meio Ambiente esclarece questionamentos sobre poda de árvores

Informações foram solicitadas pelo vereador Edson Hel (Cidadania)

Em outubro, o vereador Edson Hel (Cidadania), considerando as diversas reclamações e observações sobre as podas de árvores no município, solicitou informações à Prefeitura a respeito da questão.

“Munícipes nos cobram quanto aos serviços prestados pelas empresas terceirizadas que fazem o serviço de manutenção e poda nas árvores. Esses relatos e constatações dão conta que as empresas que fazem as podas não a realizam de maneira a contento, visto que continuam as mesmas reclamações sobre o alto volume de folhagens e galhos depois de feito o serviço”, argumentou o parlamentar no documento.

Hel perguntou qual o parâmetro para as podas nas árvores no município; se há diferença de podas entres as diversas espécies plantadas na cidade; qual o valor pago por cada serviço de poda prestado e se há diferença por espécie de árvore, volume ou local do serviço pago às empresas terceirizadas.

Em resposta, o gerente de Arborização Urbana da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Fernando Braga, informou que as podas obedecem aos laudos e orientações técnicas dos agrônomos e técnicos agrícolas da Secretaria. “São removidos galhos secos e excedentes até o limite de 50% do volume folhar de origem da árvore, evitando cortes de galhos primários e secundários, a fim de evitar sua necrose, o que poderá acarretar na infestação de cupins, perda destes galhos e da árvore em si.”

Braga explica que há árvores, como os ipês, que não aceitam podas, e outras, como os oitis, que aceitam bem. “Há ainda diferença relacionada à localização das unidades”, pontua.

Valores

O gerente detalha que o valor das podas de pequeno porte é de R$ 93,50 por unidade, já podas de médio porte R$ 131,60 por unidade, e podas de grande porte R$ 154,20 por unidade.

“Há apenas uma empresa que presta serviço para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente com relação à manutenção arbórea. O valor não varia dependendo do local nem do volume gerado, mas pelo porte da árvore, não havendo variação de valor por espécie, apenas diferença da poda de árvores e limpeza de palmeiras”, finaliza Braga.

Publicado em: 22/12/2022 13:10:34