Grupos de trabalho para estudo dos ODS da ONU são propostos ao Executivo

Vereador João Clemente (PSDB) sugeriu análises para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O vereador João Clemente (PSDB) protocolou a Indicação nº 5.323/2022, na qual sugere ao Executivo a criação de planos de trabalho para desenvolvimento e implementação dos 17 planos de ação globais – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS – ONU) em Araraquara.

Como exemplo, o parlamentar apresentou um estudo acerca do Objetivo 12: consumo e produção responsáveis, em que o mote é assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis, elaborado a partir dos ensinamentos do professor Antônio Carlos dos Santos, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que é referência no assunto. Para conferir o documento, clique aqui.

Em resposta, o Executivo encaminhou o Ofício nº 3.290/2022, informando que "há um reconhecimento de que todas as medidas no sentido de melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade de Araraquara são muito bem-vindas, razão pela qual são levadas em consideração todas as sugestões dos munícipes (com especial atenção às sugestões daqueles que são titulares de mandatos representativos), e que tenham o intuito de melhorar tais índices".

São objetivos do desenvolvimento sustentável: erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; e ação contra a mudança global do clima.

Para Clemente, essa integração e interação entres os poderes Legislativo e Executivo é própria das democracias, o que demonstra a união de esforços em prol de uma Araraquara cada vez mais sustentável social e economicamente.

Publicado em: 11/01/2023 13:41:43