Infraestruturas verdes e azuis são propostas para gestão das águas pluviais

Indicação é do vereador João Clemente (PSDB)

O vereador João Clemente (PSDB) protocolou a Indicação nº 11/2023, que sugere ao Executivo a realização de estudos e análises sobre a possibilidade de agregar e implementar soluções na gestão das águas pluviais.

No documento, o parlamentar cita como exemplo as “infraestruturas verdes e azuis”, uma rede estrategicamente planejada de áreas naturais e seminaturais com outras características ambientais projetadas e gerenciadas para fornecer uma ampla gama de serviços ecossistêmicos, como purificação de água, qualidade do ar, adaptação climática e espaço para recreação e mitigação.

A rede de espaços verdes (terra) e azuis (água) pode melhorar as condições ambientais e, consequentemente, a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos. Uma economia verde ainda cria oportunidades de emprego e aumenta a biodiversidade.

“O planejamento de infraestrutura verde é uma ferramenta testada para fornecer benefícios ambientais, econômicos e sociais por meio de soluções naturais. Em muitos casos, pode reduzir a dependência da infraestrutura ‘cinzenta’ que pode ser prejudicial ao meio ambiente e à biodiversidade e, quase sempre, mais cara de ser construída e mantida. Em Singapura, por exemplo, onde tecnologias inteligentes de radar forneceram dados para formular um modelo de previsão de 30 minutos do movimento, crescimento e precipitação de nuvens de chuva, é possível saber os locais em que as chuvas fortes provavelmente cairão e , desse modo, implantar equipes móveis com antecedência em áreas com alto risco de enchentes. Isso reduz o tempo de viagem e permite que ações de gerenciamento de inundações sejam tomadas", frisou

Publicado em: 12/01/2023 16:07:47