Novo projeto de lei busca defender a democracia

Iniciativa é da vereadora Thainara Faria (PT)

Na última segunda-feira (9), a vereadora Thainara Faria (PT) protocolou o Projeto de Lei n°9/2023, sugerindo a criação do “Dia Municipal da Resistência Democrática”, a ser comemorado anualmente no dia 8 de janeiro.

"Em 8 de janeiro de 2023, a democracia brasileira foi atacada por extremistas, que invadiram as sedes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Governo Federal, localizadas em Brasília. Enquanto os ataques ocorriam, o presidente Luís Inácio Lula da Silva visitava Araraquara, com o objetivo de vistoriar e examinar os danos causados pela maior tragédia natural que a cidade já havia enfrentado", argumenta.

Segundo a parlamentar, Araraquara já foi referência internacional no combate à pandemia de COVID-19 e, nesta data, destacou-se novamente por se tornar a capital política do país, onde o presidente transformou o 6º andar da Prefeitura em seu gabinete de crise, assinando o Decreto de Intervenção Federal na Segurança Pública do Distrito Federal.

"Cada vez mais se deve memorar a importância da democracia e os poderes públicos constituídos, contemplando a forma de participação e demonstração de interesses dos indivíduos na vida pública e na sociedade política, lembrando que a resistência não está na margem ou no limite da democracia, mas no seu próprio fundamento", expõe Thainara.

Para a vereadora, no cenário atual, tornam-se indispensáveis as iniciativas voltadas para a defesa da democracia, da transparência na gestão pública e dos direitos e bens comuns.

Publicado em: 17/01/2023 10:19:11