Documento pede criação de plataforma para melhoria de políticas públicas

Vereador João Clemente (PSDB) sugere inciativa para traçar estratégias e ações no curto prazo

Com o objetivo de melhorar a elaboração de políticas públicas, o vereador João Clemente (PSDB) protocolou a Indicação nº 145/2023. No documento, o parlamentar solicita a criação da “Plataforma Municipal para a Prospetiva Estratégica”, que prevê a definição de estratégias orientadas para o futuro e assegura a realização de ações no curto prazo.

Inspirado no processo de elaboração das políticas da União Europeia, Clemente afirma que a iniciativa estimula “a construção de uma inteligência coletiva de forma estruturada e sistemática, para definir melhor os recursos possíveis, além de preparar melhor a administração pública por meio da antecipação de tendências para o gerenciamento de riscos”.

Para ele, a plataforma também leva em conta o planejamento de cenários para a elaboração de um direcionamento, “uma vez que as tecnologias digitais permitem acesso a dados ambientais de microssensores e dispositivos inteligentes para minimizar os impactos ambientais, atingir a neutralidade climática, reduzir a poluição e restaurar a biodiversidade”.

Publicado em: 23/01/2023 16:31:26