Audiência promove visibilidade às políticas de Bem-Estar Animal

Debate foi requerido pela vereadora Luna Meyer (PDT)

Na segunda-feira (23), a Câmara Municipal de Araraquara realizou audiência pública, com o objetivo de dar visibilidade às políticas e protocolos de Bem-Estar Animal praticados em Araraquara e debatê-los com a sociedade civil e instituições da cidade. A Audiência Pública, requerida pela vereadora Luna Meyer (PDT), por meio do Requerimento nº 35/2023, marcou a Semana Municipal da Proteção Animal, prevista pela Lei nº 10.312/2021, que ocorre de 23 a 28 de janeiro.

Durante o encontro, foram debatidos os problemas que ainda persistem no município de Araraquara na área de proteção animal, e que precisam de políticas públicas, ainda que a cidade seja considerada pioneira em ações voltadas ao Bem-Estar Animal. Um deles é o desconhecimento da população sobre a quem pedir ajuda em casos de maus tratos de animais.

“A audiência veio justamente no sentido de trazer para a população essas políticas públicas e como o cidadão pode utilizá-las de forma correta e até mesmo trazer sugestões para que possamos melhorá-las”.

Durante o debate, Carol Galvão, coordenadora do Bem-Estar Animal em Araraquara falou sobre as ações do Executivo, bem como os canais disponíveis para os munícipes de Araraquara. “O mais importante é acionar os canais pelas vias corretas. A Ouvidoria do Bem-Estar Animal pelo telefone (16) 3301-3130 e o plantão (16) 99993-8332 em casos de suporte veterinário imediato para animais errantes, de segunda a sexta-feira, das 16h30 às 7h30, além de sábados, domingos e feriados durante 24 horas”, explicou Carol.

Nos casos de crimes contra animais, a população deve acionar a Polícia Militar, pelo 190. A corporação atua em conjunto com a coordenadoria do Bem-Estar Animal, responsável por resguardar a vida dos animais, cujos tutores foram pegos em flagrante. “Nós trabalhamos em coordenação de maneira que os policiais garantam a segurança dos agentes da proteção animal. Pedimos para que a população não passe trote. Recebemos muitas denúncias que não são reais, o que acaba gerando uma ocorrência, usando toda a estrutura do Estado para algo que vai prejudicar o atendimento de outras demandas”, explicou o Capitão da Polícia Militar, Richard Braga.

Também estiveram presentes Aluisio Boi (MDB), vice-presidente da Câmara; Elisângela Zanibini, presidente da Associação Abraça Vidas; João Alberto Nogueira Júnior, secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública; Luiz Dall’ Acqua, gerente de Proteção e Defesa Civil; João Barbosa, representando a Secretaria do Meio Ambiente; Juliana Záccaro, Comandante da Guarda Civil Municipal; além de representantes da secretaria de Educação; do Conselho Municipal do Meio Ambiente; da Polícia Ambiental; do Corpo de Bombeiros e pessoas, voluntárias ou profissionais, e empresas que prestam serviços de cuidado dos animais.

Publicado em: 24/01/2023 17:00:38