Acessibilidade para pessoas obesas nas unidades de saúde é questionada em documento

Vereadora Filipa Brunelli (PT) entende que é dever do Poder Público assegurar participação social de toda população

Considerando que as pessoas obesas são alvo de preconceitos e discriminação desde a infância, a vereadora Filipa Brunelli (PT) apresentou um requerimento à Prefeitura, pedindo informações a respeito da acessibilidade para essas pessoas nas unidades de saúde.

“A estigmatização, a patologização e a invisibilização da obesidade são produtos da gordofobia estrutural, cultural e institucional. As pessoas obesas são significativamente mais propensas a sofrer com ansiedade, baixa autoestima, estresse, isolamento, compulsão alimentar e depressão”, argumenta a parlamentar, lembrando que “é dever do Poder Público assegurar a participação social das pessoas obesas e colaborar na desconstrução das barreiras que as expõe a situações degradantes e constrangedoras, sejam elas barreiras urbanísticas, arquitetônicas, nos transportes, na comunicação, e/ou atitudinais”.

Filipa ainda cita o caso da morte do jovem de 25 anos, na porta do Hospital Geral de Taipas, na zona Norte de São Paulo, após ter atendimento negado por falta de maca para pessoas obesas.

A vereadora pergunta se o Município conta com recursos e equipamentos específicos para pessoas obesas nas unidades móveis de saúde e se existe acessibilidade nos prédios das unidades de saúde para essas pessoas.

Publicado em: 09/02/2023 10:02:40