Protocolos de aleitamento e desfralde nas creches são questionados em documento

Requerimento de informação foi encaminhado à Secretaria Municipal de Educação
Visualize fotos

A vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminhou requerimento à Secretaria de Educação solicitando informações sobre os protocolos de aleitamento e desfralde praticados nas escolas públicas municipais infantis da cidade.

O documento requer uma série de dados sobre como estes dois procedimentos se dão na rede pública escolar municipal, com o objetivo de entender se os direitos das crianças e mães estão sendo resguardados. 

O requerimento questiona, por exemplo, qual a estrutura oferecida às mães que optam por amamentar seus filhos nas creches e se ela está disponível em todas as unidades.

Também pergunta se existe a possibilidade de oferta do leite materno extraído previamente e, em caso positivo, como se dá o armazenamento e preparo do leite.

Sobre o desfralde, a parlamentar pergunta qual o protocolo do município, se ele é definido em acordo com as mães e de acordo com evidências científicas da área da Psicologia Infantil sobre o assunto.

“O aleitamento materno é um direito da criança assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e única alimentação necessária para as crianças até os seis meses de vida. Por isso, temos de garantir que todas as crianças matriculadas nas nossas creches e amamentadas por suas mães acessem este direito”, diz Fabi.

Da mesma forma, a vereadora lembra que o desfralde infantil é um dos momentos mais importantes do desenvolvimento da autonomia de uma criança e que precisa ser feito de forma lúdica, sem pressão e sem constrangimento para a criança. “É um momento importante para as nossas crianças e que, se feito da forma errada, pode deixar traumas que irão refletir em sua autoestima e segurança na vida adulta”, reforça e finaliza a parlamentar.

 

Com informações da assessoria de gabinete da vereadora Fabi Virgílio (PT)




Publicado em: 22/02/2023 16:15:18