Não há previsão para instalação de escolas técnicas agrícolas em Araraquara

Indagação foi feita pelo vereador João Clemente (PSDB)

Em julho do ano passado, o vereador João Clemente (PSDB) apresentou um requerimento, solicitando providências ao Governo do Estado de São Paulo no sentido de disponibilizar recursos para a instalação de unidade de escola agrícola em Araraquara.

“As unidades escolares do campo, instaladas nos assentamentos dentro do Município, possuem demanda relativa e regular de alunos interessados em realizar cursos técnicos atrelados às Ciências Agrícolas, como Técnico Agrícola, Agroecologia, Gestão de Projetos do Campo, Informática, Processo Produtivo no Campo, entre outros”, aponta o parlamentar.

Para Clemente, o governador do Estado de São Paulo possui imenso know-how para compreender a importância da disponibilização de recursos e investimentos do Estado para a instalação de unidade de escola agrícola, que atenderia alunos de Araraquara e região.

“Os alunos das unidades escolares do campo poderiam se especializar em cursos técnicos relacionados ao campo, agregando valor à sua própria formação e à comunidade em que mora com sua família”, entende o vereador.

Recentemente, a Assessoria Técnica da Superintendência do Centro Paula Souza respondeu o documento do parlamentar, informando que o Centro mantém 35 escolas técnicas agrícolas instaladas nas várias regiões administrativas do Estado, com a oferta de cursos técnicos de Agricultura, Agroecologia, Agronegócio, Agropecuária, Avicultura, Cafeicultura e Mecanização Agrícola.

“Em virtude da alta complexidade de instalação e funcionamento de unidades educacionais da área agrícola, a implantação de novas unidades nesta área não está considerada no Plano de Expansão do Ensino Técnico e Tecnológico do Estado de São Paulo. Por este motivo, não está incluída no orçamento da instituição, para este período e para os subsequentes, a previsão de verbas para este tipo de investimento”, explica.

Encerrando, a Assessoria Técnica pontua que caso seja, excepcionalmente, autorizado pelo Governo do Estado o atendimento da demanda, haverá necessidade de revisão da previsão orçamentária, bem como de orientações técnicas e critérios para a implantação de unidades na área.

Publicado em: 27/03/2023 13:04:34

Publicado por: Foto: Centro Paula Souza