A vereadora Fabi Virgílio (PT) apresentou indicação ao Executivo solicitando um mapeamento do bioma que compõe a Floresta Paludosa, patrimônio ambiental tombado pelo município, localizado no Jardim Ipanema.
Na indicação, a parlamentar pede o estudo com a justificativa da necessidade de se identificar e quantificar as espécies de fauna e flora dentro do ecossistema que compõe a Floresta Paludosa para se estabelecer normas de preservação deste patrimônio.
“Esta é a única Floresta Paludosa identificada em Araraquara e queremos saber como é composta sua vegetação e solo, quais animais vivem na área, dentre outras informações que este estudo poderá nos trazer”, afirma Fabi.
A Floresta Paludosa de Araraquara recebeu tombamento ambiental provisório pela Lei Municipal nº 10.666, de 2 de dezembro de 2022, a partir da aprovação do Projeto de Lei nº 213/2022, de autoria da vereadora.
As Paludosas são um tipo de vegetação que se forma em áreas de solo com água em caráter quase permanente, ou seja, nas várzeas, planícies de inundação, nascentes e margens de rios e lagos. No entanto, devido aos processos de expansão agrícola e urbana, estas áreas têm sido intensamente desmatadas e degradadas, podendo levar à extinção. “Para evitar que isto ocorra com a nossa paludosa precisamos conhecê-la de fato e protegê-la ao máximo”, finaliza a parlamentar.
Com informações da assessoria de gabinete da vereadora Fabi Virgílio (PT)
Publicado em: 30/03/2023 09:28:01