Contemplado pelo OP, CER no Jardim Universal ainda precisa de ajustes

Vereador Rafael de Angeli (PSDB) esteve na unidade e apontou diversas melhorias que podem ser feitas

Vencedor de Plenária do Orçamento Participativo (OP) de 2019 para reforma e ampliação, o Centro de Educação e Recreação (CER) “Jacomina Filippe Sambiase”, no Jardim Universal, ainda se encontra em obras. Elas tiveram início em agosto de 2021, com investimento total previsto em R$ 719.978,76 via Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

Estava prevista a execução dos serviços de reforma geral, construção de uma sala de apoio à recreação, sanitários infantis, biblioteca e sala de professores, ampliação da cozinha e da lavanderia.

No final de março, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) realizou uma visita de fiscalização no CER e conversou com diretores, professores e funcionários. A primeira observação feita foi em relação à segurança: pessoas invadem o local nos horários em que a creche está fechada.

Outra questão levantada foi a necessidade de uma lombofaixa em frente à creche para facilitar o acesso e trazer mais segurança a quem atravessa a via.

Enquanto as obras acontecem, parte das crianças está alocada em outro prédio próximo à unidade, chamado de Jacomina II. Mas segundo alguns servidores, assim que as obras no Centro de Educação terminarem, elas devem retornar ao prédio principal, com a segunda unidade devendo ser mantida.

Foi apontado que ainda são necessárias algumas adequações e se cogita uma nova tentativa no OP. Um dos pontos que precisa de atenção é o piso da área de playground.

Conforme informaram os diretores, atualmente, são atendidas 185 crianças por 15 professores e 17 agentes educacionais. Em breve, mais alunos deverão ingressar no CER, chegando a um total de 230 – a unidade já chegou a atender 280 crianças. Segundo eles, alguns foram para outras escolas pela dificuldade de mudança para a outra unidade, além da pandemia, que fez com que muitos pais desistissem da inscrição. Mas acreditam que estabilizando os casos de Covid-19, os alunos devem voltar normalmente e em grande número. A estimativa é que até junho as crianças voltem para a unidade principal.

Providências

Em busca das melhorias necessárias relatadas tanto na unidade como no entorno, o vereador Rafael de Angeli fez cinco indicações à Prefeitura. Na primeira, o parlamentar pede a limpeza do canteiro central da Avenida Rômulo Lupo. “O espaço está com mato muito alto e restos de podas de árvores, o que vem causando transtornos aos pedestres e dificultando a visibilidade dos condutores no cruzamento.”

No segundo documento, a solicitação é para a instalação de lombo-faixa na mesma via, em frente ao CER. Angeli destaca que os veículos trafegam em alta velocidade, colocando em risco estudantes e pedestres. “Vale ressaltar que existe uma lombofaixa a poucos metros, em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) ‘Olga Ferreira Campos’, mas não atende o CER”, enfatiza.

O vereador também sugere a instalação de sinalização de solo (perímetro escolar) na avenida, em frente à segunda unidade. Ele lembra que “não existe a sinalização, colocando em risco os alunos que frequentam a unidade escolar”.

Na quarta indicação, o pedido do parlamentar é para pavimentação na Avenida Luiz Rossato, atrás do CER. “O serviço se faz extremamente necessário, pois trará mais segurança à unidade escolar, já que a falta de pavimentação faz com que local acumule lixo e mato, facilitando a proliferação de insetos e bichos peçonhentos.”

Finalmente, na última indicação, Angeli solicita a instalação de rampa de acessibilidade na calçada em frente à creche. “No portão de acesso à unidade escolar, existe faixa de pedestre, mas sem rampa de acessibilidade, descumprindo a legislação”, detalha.

Mais informações

O vereador fez ainda um requerimento pedindo mais detalhes sobre o CER do Jardim Universal. “Com a reforma e ampliação, a unidade tem a expectativa de aumentar o atendimento de crianças, passando de 185 para mais de 300. Para a reforma, foi alugado um imóvel, situado na Avenida Rômulo Lupo, a poucos metros da unidade, com valor mensal, informado em 2022, de R$ 3.500, e foram necessárias reformas para adequação do imóvel para atender as crianças”, pontua.

“Na visita de fiscalização, vimos que as obras foram finalizadas, mas faltam ajustes para que aconteça a entrega oficial. A parte externa não recebeu nenhum tipo de melhoria, estando com o piso em desnível, em pontos onde as raízes das árvores estão levantando o concreto. O depósito da unidade já era pequeno, não passou por reformas e, com a expectativa do aumento do número de crianças atendidas, não será suficiente para o armazenamento dos itens utilizados. Além disso, a empresa já deu a obra como finalizada, mas existem ajustes a serem feitos, com sobras de materiais dentro das salas”, relata.

No documento, o parlamentar pergunta qual o valor gasto para a reforma de ampliação do CER Jardim Universal, por qual motivo não foram realizadas melhorias na área externa, qual foi o valor gasto para adequação do imóvel locado para abrigar a unidade, se houve reajuste no aluguel do imóvel locado, se existe uma data para a entrega oficial das obras, se, após a entrega das obras, a unidade vai atender todas as crianças em seu prédio principal, e se o imóvel locado será devolvido ou continuará sendo utilizado pelo Município.

Publicado em: 12/04/2023 13:50:00