‘Poeta afeano’ Antonio Carneiro recebe Título de Cidadão Araraquarense

Homenagem foi proposta pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT), e entregue nesta quarta-feira (12), dia do aniversário da Ferroviária
Visualize fotos

No dia em que a Ferroviária completou 73 anos de fundação, a Câmara Municipal realizou, nesta quarta-feira (12), a Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão Araraquarense a Antonio Carneiro, o Bélier, conhecido como “poeta afeano”. A homenagem é de autoria do presidente da Câmara, Paulo Landim (PT).

Ainda estiveram presentes na Sessão Solene a vereadora Fabi Virgílio (PT); o gerente das Escolinhas de Esportes, Julio Cezar Invenzioni Alexandre, representando a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer; o ex-jogador da Ferroviária José Nilgerson Barbosa, o Paina; além de torcedores da Ferroviária e integrantes da imprensa esportiva de Araraquara.

Em sua fala, Landim parabenizou o homenageado por seu histórico de amor e dedicação à Ferroviária. “Estamos aqui reunidos nesta Sessão Solene por conta do amor que temos pela Ferroviária e para homenagear o Bélier, além de homenagear cada torcedor da Ferroviária. Bélier, que Deus te ilumine e dê muita paz. Estamos esperando você aqui em Araraquara e na Câmara. Obrigado por me dar essa chance de entregar o Título de Cidadão Araraquarense”, afirmou o parlamentar.

O jornalista e narrador esportivo José Roberto Fernandes, que comanda a equipe “Os Campeões da Bola”, reforçou que a homenagem do Legislativo é muito justa. “Foram muitas vezes que ele se sentou na arquibancada de concreto da inesquecível Fonte Luminosa para ver seu time do coração jogar. Perder, ganhar, empatar, não importa. Importava, para ele, era a presença no estádio. Em nome da minha equipe, enalteço esta iniciativa da Câmara Municipal, que é a grande representante do povo de Araraquara. O Antonio Carneiro merece todas essas homenagens. Por ser escritor, poeta e por carregar na alma o manto grená”, disse.

“É uma sessão histórica. São 73 anos da nossa querida Ferroviária. E um Título de Cidadão Araraquarense que tem uma importância extraordinária na vida das pessoas. Sou Cidadão Araraquarense por designação dessa Câmara, e é uma das coisas mais importantes que aconteceram na minha vida. Esse mesmo orgulho, com certeza, o Antonio Carneiro deve estar sentindo”, complementou José Roberto Fernandes.
 
O também jornalista esportivo Rodrigo Coutinho Sossolote, o Soró, que sugeriu a Paulo Landim que oficializasse a homenagem, destacou que Carneiro é o maior torcedor internacional da Ferroviária. “As homenagens têm que ser feitas em vida. O Antonio Carneiro é o nosso representante maior da torcida da Ferroviária no exterior. Ele sempre fez os seus poemas nas vitórias, nas derrotas. É uma honra estar aqui na Câmara hoje”, disse Soró, que recebeu a placa de homenagem representando presencialmente o “poeta afeano”.

Participando da Sessão Solene de forma online, em Portugal, Antonio Carneiro agradeceu à Câmara, relembrou times históricos da Ferroviária e falou sobre sua relação com jornalistas esportivos de Araraquara, já que o rádio é o principal meio que ele utiliza para estar por dentro do dia a dia do clube grená. Carneiro ainda informou que escreveu 684 poemas sobre o time de Araraquara desde 2002.

“Aos presentes, meus amigos, agradeço. Estou muito emocionado. Só lamento não poder estar aí. Posso dizer que é muita bondade me atribuir esse título. Sou apenas um torcedor, quase sempre ausente, e que tenta ter conhecimento sobre a Ferroviária, estar sempre na escuta dos jogos e torcendo muito. A Ferroviária é parte muito importante da minha vida”, declarou Carneiro.

 

Paixão pela Ferroviária

Antonio Carneiro nasceu e cresceu no Rio de Janeiro (RJ) e teve seu primeiro contato visual com a Ferroviária ao folhear uma revista “O Cruzeiro”. Como não conseguia ter informações da equipe de Araraquara pelos jornais, passou a acompanhar os jogos pelas ondas tropicais da Rádio Cultura. Em 1972, ele pisou pela primeira vez no solo araraquarense e se sentou nas arquibancadas da Fonte Luminosa.

Carneiro estudou, tornou-se engenheiro eletrotécnico, casou-se, formou sua família e se aperfeiçoou dentro de sua profissão. Em 1993, ele recebeu um convite para morar e trabalhar em Vila Nova de Gaia, em Portugal.

Paralelamente, ele também se especializou na arte de escrever. Publicou 11 livros sobre temas técnicos de engenharia, sobre o cantor Elvis Presley e sobre poetas que o inspiraram.

Em Araraquara, o “poeta afeano” já havia recebido homenagem no Museu de Reminiscências Paschoal Gonçalves da Rocha, onde foi presenteado pelo grupo Filhos do Paschoal com uma placa e uma medalha. Seus textos sobre a Ferroviária estão disponíveis no site poetafeano.wordpress.com.

A íntegra da transmissão da Sessão Solene está disponível para visualização no Facebook e no YouTube da Câmara Municipal de Araraquara.




Publicado em: 12/04/2023 20:00:08