Margem de ponte na Avenida Bandeirantes sofre processo de erosão

Situação aumenta o risco de queda de árvores, conforme resposta a requerimento do vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos)

Mais segurança nas pontes da cidade. Pensando nisso, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) enviou o Requerimento nº 33 à Prefeitura, solicitando informações sobre a situação estrutural da ponte localizada na Avenida Bandeirantes, no acesso ao Jardim Universal, após realizar visita ao local e notar desgastes no concreto.

Em resposta encaminhada à Câmara Municipal, o Executivo afirmou que o concreto, o pavimento asfáltico e o canal estão em bom estado. Já o dissipador de velocidade apresenta uma parte desabada e falta de solo sob a parte remanescente, além de erosão a jusante (isto é, no sentido da correnteza) na margem direita, com queda de árvores.

Em relação à situação de risco, foi informado que há risco ambiental, pois “com o acréscimo da parte erodida da margem durante as próximas precipitações de grande volume, mais árvores da área de preservação permanente serão suprimidas”, ou seja, há a possibilidade de quedas de mais árvores.

Na resposta da Prefeitura, também é possível consultar as Fichas de Cadastro de Erosão e Relatório Técnico Preliminar (RTP). Entre as informações há as medidas de controle que devem ser tomadas para conter a evolução dos processos erosivos, como a recuperação do sistema de lançamento de energia da ponte, implantação de sistema de contenção de gabiões e disciplinamento das águas pluviais na baixada, entre outras melhorias.

Sobre as questões de trânsito, o secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, explicou que o local está sinalizado vertical e horizontalmente, as guias foram pintadas de branco para melhoria da segurança dos motoristas e houve implantação de sinalização de desvio de tráfego nos dois sentidos de circulação para acesso ao shopping.

“Vale ressaltar que a conclusão da construção da nova ponte na Avenida Padre Francisco Salles está prevista para, aproximadamente, 60 dias. Desta forma, em breve, o movimento de tráfego que atualmente está utilizando a ponte da Avenida Bandeirantes voltará a trafegar pela Avenida 36”, frisou Carneiro.

De acordo com o vereador, a Defesa Civil do Estado de São Paulo informou a Prefeitura em 2019 sobre todos os pontos de alagamento e demais riscos. “Em 2021, o Município também teve conhecimento da constatação dos processos de inundação, enchente, solapamento de margem e assoreamento, constatado através da Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundação, feito pela Secretaria de Geologia do Ministério de Minas e Energia, que concluíram a existência de movimentação do solo no Córrego das Cruzes, sendo que a bacia apresenta tendência a enchentes e à erosão fluvial”, pontua.

“Fica o alerta para a importância de investimentos em controle dos processos erosivos e de compactação do solo que podem afetar o ciclo hidrológico local ao modificar as etapas de infiltração e escoamento superficial. Não podemos correr mais riscos semelhantes à abertura da cratera na Avenida 36 que vitimou 6 pessoas da mesma família, pois ficou claro na resposta do requerimento que a atual gestão tem pleno conhecimento da situação atual de conservação da ponte em questão”, completa o parlamentar.

Publicado em: 14/04/2023 16:32:28