Capacitação de profissionais pode amenizar clima de insegurança nas escolas

Vereadora Filipa Brunelli (PT) solicita à Prefeitura o fortalecimento de políticas de saúde mental em instituições de ensino de Araraquara
Visualize fotos

Diante do clima de insegurança que se instalou nas escolas por causa de episódios de violência ocorridos nesses locais, a vereadora Filipa Brunelli (PT) protocolou as indicações nº 2173 e nº 2169, sugerindo à Prefeitura a necessidade de entrar em entendimento com os setores competentes no sentido de capacitar profissionais das unidades de ensino, para identificar alterações de comportamentos em estudantes, como também fortalecer o atendimento psicossocial de alunos.

A parlamentar acrescenta que, entre as mudanças de comportamento apresentadas pelos alunos, cabe destacar o interesse deles por assuntos violentos, uso de expressões discriminatórias, atitudes violentas, episódios constantes de agressividade e recusa em falar com mulheres, pessoas LGBTQIA+ e negras.

“De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil lidera os casos de ansiedade e ocupa o segundo lugar no ranking de casos de depressão no mundo. Estudo recente da Pfizer aponta que 39% das pessoas entre 18 e 24 anos ficaram com saúde comprometida durante a pandemia de Covid-19. Nesse sentido, o poder público deve fortalecer as políticas de saúde mental, aumentar a cobertura das pesquisas para incluir as populações marginalizadas e outros grupos vulneráveis, além de investir em campanhas contínuas de combate à discriminação e à violência no âmbito escolar”, destaca Filipa.




Publicado em: 14/04/2023 16:29:17