Divulgação de prêmio literário busca incentivar participação de escritoras

Vereador João Clemente (PSDB) é autor da propositura, que visa à publicidade do concurso no município

A fim de contribuir para a valorização das autoras nacionais, o vereador João Clemente (PSDB) enviou a Indicação nº 1993 à Prefeitura, solicitando a divulgação, nas redes sociais e em demais sites oficiais municipais, do Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura Produzida por Mulheres 2023, além de fomentar nos equipamentos públicos municipais de educação ações, atividades, trabalhos (inclusive lúdicos) sobre a premiação, “considerando a significativa envergadura da escritora Carolina Maria de Jesus”, justificou o parlamentar.

A iniciativa é do Governo Federal, que lançou, no último dia 5, o edital da premiação, prevendo a seleção de 40 obras escritas exclusivamente por mulheres no valor de R$ 50 mil por autora selecionada, totalizando R$ 2 milhões. O edital também prevê que, pelo menos, 20% das obras deverão ser escritas por mulheres negras e há ainda cotas para autoras indígenas, quilombolas, ciganas e com deficiência também estão previstas. Os gêneros literários aceitos serão conto, crônica, romance, quadrinho e roteiro de teatro. As inscrições deverão ser realizadas no site do Ministério da Cultura de 12 de abril a 10 de junho.

“É extremamente importante dar visibilidade a obras inéditas escritas por mulheres, como forma de incentivar a participação das autoras. Por isso, devemos nos empenhar na divulgação dessa premiação”, concluiu Clemente.

Publicado em: 18/04/2023 12:05:57