Frente Parlamentar sobre Drogas para Mulheres tem sua primeira reunião

Evento foi presidido pelo vereador Alcindo Sabino (PT)

Na quarta-feira (27) ocorreu, no Plenarinho da Câmara Municipal, a primeira reunião da Frente Parlamentar de Políticas sobre Drogas para Mulheres.

A Frente é criada e presidida pelo vereador Alcindo Sabino (PT), com o objetivo de ampliar o debate sobre políticas públicas efetivas voltadas para mulheres em situação de uso abusivo de drogas.

A reunião contou com a presença de 16 pessoas representando vários segmentos do poder público, membros da sociedade civil, de associações, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e de comunidades terapêuticas.

Durante o evento, foram discutidos os procedimentos atuais de acolhimento e acompanhamento de mulheres usuárias de substâncias entorpecentes e o protocolo atual do Sistema Único de Saúde (SUS). Debateram-se novas formas de atendimento à sociedade e aos familiares, os modos para lidar com o aumento de demanda do público feminino, questões sociais e de saúde. Foi criado ainda o calendário das próximas discussões, que ocorrerão nas últimas quarta-feiras de cada mês ao longo de um ano.

De acordo com Alcindo Sabino, a criação da Frente é um passo importante para enfrentar o uso abusivo de drogas, um grande desafio da sociedade atual: “Precisamos de políticas públicas efetivas que garantam o acolhimento e o tratamento adequado para mulheres em situação de vulnerabilidade”. O vereador conclui afirmando que “a Frente é uma demonstração de que a sociedade está mobilizada para enfrentar esse desafio”.

Publicado em: 02/05/2023 10:45:05