Criação e ampliação de vagas de estacionamento podem melhorar acessibilidade

Vereadora Fabi Virgílio (PT) pediu mais vagas para gestantes, e pessoas acompanhadas por crianças de colo e idosas

Buscando melhorar a acessibilidade a vagas de estacionamento no município por gestantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo e idosas, a vereadora Fabi Virgílio (PT) fez duas indicações à Prefeitura.

Na primeira, a parlamentar pede a ampliação do número de vagas destinadas a pessoas idosas na Área Azul. Fabi destaca que o sistema Área Azul da cidade dispõe de 59 vagas rotativas destinadas ao estacionamento exclusivo de veículos conduzidos por pessoas idosas, com idade igual ou superior a 60 anos.

“Com o aumento do número de pessoas idosas condutoras de veículos e que utilizam os serviços do centro da cidade, se faz necessário pensar na ampliação do número de vagas no sistema Área Azul, possibilitando a garantia da acessibilidade aos idosos”, entende.

A vereadora ainda enfatiza que o Município disponibiliza 5% das vagas existentes, correspondente a 59, como preconizado em lei, “mas entendemos que quando falamos de pessoas idosas se faz oportuno e sensível que esse número seja ampliado”.

Já no outro documento, a parlamentar sugere a criação de vagas de estacionamento destinadas a gestantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo. “As mulheres têm sua mobilidade reduzida durante a gestação, não apenas nos meses finais, mas também nos primeiros meses. Assegurar a reserva de vagas preferenciais de estacionamento para as gestantes, durante todo o período gestacional, e para pessoas acompanhadas por crianças de colo com até 2 anos é muito importante.”

Ainda segundo Fabi, as gestantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo merecem ter maior facilidade de acesso a diversos locais da cidade e, para que isso aconteça, a criação de vagas especiais de estacionamento é fundamental. “Entendemos que a criação das vagas se faz oportuna e sensível para atender essa população específica”, completa.

Publicado em: 04/05/2023 11:55:57