Frente em Defesa dos Direitos da Mulher discute Programa do Agressor

Coletivo também debateu projetos afetos à família e à segurança física e emocional

O coletivo que compõe a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher, coordenada pelo mandato da vereadora Fabi Virgílio (PT), debateu a implantação do Programa do Agressor em reunião realizada no Plenarinho da Câmara, na tarde desta segunda-feira (08).

O Programa foi aprovado pela Câmara na sessão da semana passada e está em construção pelo Executivo e será colocado em prática pela Coordenadoria de Direitos Humanos da Prefeitura de Araraquara. A proposta é atender de maneira multidisciplinar homens identificados como agressores no ambiente familiar para desconstruir esse comportamento e esses hábitos para, assim, interromper os ciclos de violência doméstica.

“Existe um trabalho importante de acolhimento e atendimento das mulheres que sofrem ou sofreram violência doméstica e seus filhos, mas se o homem agressor não for tratado, mesmo que a mulher saia de casa, ele irá constituir nova família e continuar o ciclo de violência em outro lar. Só esse tratamento pode, de fato, contribuir para mudanças de comportamento e interromper as agressões”, fala a vereadora Fabi Virgílio.

As mulheres da Frente Parlamentar também discutiram o andamento da pesquisa do Perfil da Mulher Araraquarense, que está sendo feita pela empresa Paulista Jr., da Unesp, e a elaboração de projetos afetos à família e à segurança física e emocional das crianças como o projeto Afeto e Abraços, implantando pela Prefeitura do Ceará e propõe a educação de crianças em ambiente seguro.

“A ideia é trazer o núcleo familiar para os Centros de Atendimento em Assistência Social, entender a dinâmica das relações e o comportamento dos pais e mães, saber se há histórico de violência e reprodução dela e estimular a manifestação de carinho e afeto entre eles em uma série de encontros”, explica a vereadora.

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher se reúne mensalmente de forma presencial ou online para tratar de políticas públicas para mulheres em Araraquara.

Com informações da assessoria de gabinete da vereadora Fabi Virgílio (PT)

Publicado em: 09/05/2023 11:37:05