Defesa Civil apontou problemas na ponte da Avenida Pablo Picasso no ano passado

Laudo foi enviado em resposta a requerimento do vereador Marchese da Rádio (Patriota); local, sobre o Córrego do Tanquinho, sofreu erosão em abril

Um laudo da Defesa Civil de Araraquara, de junho do ano passado, apontava problemas e necessidade de reparos na ponte sobre o Córrego do Tanquinho na Avenida Pablo Picasso, no acesso do Selmi Dei ao Adalberto Roxo – mesmo local em que deslizamento de terra na estrutura da ponte levou à interdição da via, no dia 18 de abril.

As informações foram apresentadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos em resposta a requerimento do vereador Marchese da Rádio (Patriota). O parlamentar pediu esclarecimentos sobre a ponte em questão (como laudo de segurança), se há previsão de instalação de grade de proteção e a frequência com que a Prefeitura verifica as condições estruturais das pontes do município.

Marchese lembrou que a vistoria e as condições técnicas para inspeção de pontes, viadutos e passarelas de concreto são orientadas pela norma técnica ABNT NBR 9452/2019. “A vistoria deve ser realizada periodicamente, no sentido de avaliar e manter a integridade das estruturas e considerando se tratar de um serviço público imprescindível para a garantia da segurança da população as utiliza”, destacou.

Na resposta ao vereador, a secretaria anexou o laudo da Defesa Civil para a ponte da Avenida Pablo Picasso. No item “situação de risco” consta o diagnóstico “necessita reparos em abas e dissipador”.

O laudo registrou tubos de concreto em bom estado, abas de concreto a montante [sentido contrário ao fluxo da água] em bom estado, aba esquerda a jusante [sentido do fluxo da água] desabada e “aba direita sem apoio devido a uma erosão”, além de “dissipador desabado” a jusante da linha esquerda de tubo.

Depois de fortes chuvas no último dia 18, segundo informações da Prefeitura, um talude (inclinação de terra) se movimentou, ficando bem próximo à calçada, que também ficou interditada para passagem de pedestres.

Obras

A Secretaria informou que abriu processo de contratação de empresa para execução dos serviços da ponte da Avenida Pablo Picasso, como “retirada da tubulação desabada e recomposição dos taludes, para posterior instalação de guarda-corpo”. Porém, o pregão, de 7 de março de 2023, anterior à ocorrência da erosão, foi fracassado (quando não são apresentadas propostas válidas). O processo foi repetido e está novamente agendado para esta terça-feira (9).

No ano passado, por meio do programa “Ponte Segura”, a Prefeitura vistoriou 73 pontes, viadutos e travessias espalhados pela cidade, em busca de problemas estruturais. Segundo a secretaria, o programa é executado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, com a participação de agentes da coordenadoria, um engenheiro civil e auxílio de um drone.

O Executivo explica que há diversas outras inspeções de rotina realizadas pelo setor de engenharia, assim como o diálogo com outras esferas e instituições.

Publicado em: 10/05/2023 11:36:11