Nos últimos seis meses, foram registrados 404 casos de dengue

Informação veio da Secretaria da Saúde em resposta a pedido de informação do vereador João Clemente (PSDB)
Visualize fotos

 

 

Em abril, o vereador João Clemente (PSDB) protocolou o requerimento, solicitando informações sobre casos de arboviroses, ou seja, doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos, como dengue, zika e chikungunya.

Recentemente, a Secretaria da Saúde respondeu ao parlamentar, informando que, nos últimos seis meses, houve 404 casos de dengue, dois de chikungunya e nenhum de zika na cidade.

O setor afirma que Araraquara é um município endêmico e, por isso, a Gerência de Controle de Vetores realiza atividades de enfrentamento a essas doenças durante todo o ano.

"São feitos trabalhos de rotina casa-a-casa, com vistorias e eliminação de possíveis criadouros e orientações. Em áreas com casos suspeitos ou confirmados de arboviroses, são realizadas atividades de bloqueio – controle de criadouros, e nebulização (aplicação de inseticida com nebulizador) em área de transmissão, de acordo com o endereço do doente", completa.

O órgão explica que também realiza vistorias com equipe específica em imóveis especiais (com grande circulação de pessoas, possibilitando a disseminação do vírus) e pontos estratégicos (com grande quantidade de possíveis criadouros, locais difíceis de realizar controle mecânico), além de atividades educativas em unidades escolares públicas e privadas.

Clemente destaca matéria divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), intitulada “Ressurgimento do sorotipo 3 da dengue preocupa especialistas”, e pontua que “precisamos tomar todos os cuidados possíveis para evitarmos uma epidemia futura por esse ou outros sorotipos relacionados à dengue”.




Publicado em: 12/05/2023 14:16:19