Políticas públicas para infância são sugeridas ao Executivo

Vereadora Fabi Virgílio (PT) é autora das indicações, as quais são oriundas da Frente Parlamentar de Direito à Cidade

Buscando criar instrumentos que possibilitem o protagonismo das crianças nas discussões da cidade, a vereadora Fabi Virgílio (PT) enviou as indicações nº 2628 e nº 2629 à Prefeitura, sugerindo a criação do Comitê das Crianças ou Conselho Municipal da Criança e à adesão a Rede Latino-Americana – Projeto Cidade das Crianças.

De acordo com a parlamentar, o Projeto Cidade das Crianças é uma iniciativa internacional, idealizada por Francesco Tonucci, o qual acredita que “reduzir a perspectiva do adulto à altura de uma criança é o primeiro passo para mudar e melhorar uma cidade ouvindo as opiniões das crianças”.

Como exemplo, Fabi cita a cidade de Jundiaí, o primeiro município do Estado de São Paulo a integrar a Rede Latino-Americana – Projeto Cidade das Crianças, criando também o “Comitê das Crianças”. “Esse programa dá protagonismo às crianças nas tomadas de decisões e reforça a importância do brincar no desenvolvimento das cidades, tornando-as mais humanas e inclusivas”, frisa a vereadora.

Em Jundiaí, o “Comitê das Crianças” consiste no sorteio de 24 crianças de todas as regiões do município para compor um grupo que irá debater, ao longo do ano, propostas de políticas públicas para a infância e as apresentarão ao Executivo, incluindo discussões acerca das peças orçamentárias.

“O objetivo dessas indicações é sensibilizar o Executivo a repensar a forma como a cidade enxerga a participação da criança em seu desenvolvimento”, justifica a parlamentar, destacando também que as proposituras são oriundas da Frente Parlamentar de Direito à Cidade.

Publicado em: 17/05/2023 10:43:33