Saúde diz que problemas com mofo na UPA do Valle Verde foram resolvidos

Secretaria esclareceu sobre o assunto após fiscalização do vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos)

No final de abril, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) fez um requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre a manutenção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Valle Verde.

Segundo o parlamentar, a unidade, inaugurada em 2017, apresentava problemas sérios, como mofo no teto e nas paredes, água escorrendo do ar condicionado, pinturas descascadas e problemas estruturais, oferecendo risco à saúde dos profissionais que trabalham no local e aos pacientes que procuram atendimento.

Recentemente, a Coordenadoria Executiva de Urgência e Emergência esclareceu que os pontos de mofo apontados seriam reflexos de infiltrações pontuais que ocorreram durante a temporada de chuvas torrenciais que assolaram a cidade, quando o fluxo de água não foi comportado pelas calhas do telhado da unidade.

“Tão logo cessaram as chuvas e fora possível proceder à manutenção de forma segura, nossa equipe de manutenção predial deslocou-se até o local e efetuou a limpeza dos pontos de mofo mediante uso de produtos químicos adequados”, detalhou.

Encerrando, a Coordenaria explicou que foi solicitada a contratação de serviço especializado em adequação e ampliação do sistema de calhas da unidade, no intuito de evitar que novas chuvas torrenciais corroborem em novas infiltrações que possam dar margem ao surgimento de novos pontos de mofos.

No entendimento do vereador, a manutenção preventiva nos prédios públicos, especialmente nos próprios da Saúde, é de extrema importância e tem como objetivo prevenir problemas que possam ocasionar o fechamento do local e a interrupção da prestação de serviços públicos para a realização de obras de manutenção corretiva, ou seja, a não execução do trabalho preventivo aumenta o custo com manutenção e ainda acaba prejudicando a população. “Felizmente, o problema na UPA do Valle Verde está sendo, aparentemente, resolvido. O que se estranha é que em um ambiente de saúde há regras sanitárias a serem seguidas, sendo assim, a fiscalização deveria ser mais constante e assertiva, como exemplo a ser seguido, e não é isso que vemos em muito deles. Vamos continuar fiscalizando este e outros próprios”, finaliza.

Publicado em: 17/05/2023 14:14:32