No mês de abril, o vereador Marcos Garrido (Patriota) protocolou o Requerimento n° 277, solicitando informações sobre vagas nos Centros de Educação e Recreação (CERs). Segundo o parlamentar, o número de funcionários deve ser suficiente para atender a demanda das unidades.
Em resposta, a secretária de Educação, Clélia Mara dos Santos, afirma que, em 2020, foram disponibilizadas 6.242 vagas em creches e 5.992 vagas em pré-escola. Já em 2023, há 6.017 vagas em creches e 6.141 vagas em pré-escolas. Para este ano, o setor informa que haverá aumento na oferta de vagas em berçário, em função das contratações de educadores infantis em curso.
A titular da pasta explica que, anualmente, é realizado o processo de inscrição para alunos novos e pré-inscrição de gestantes no mês de setembro e, com base nos números apurados, as turmas são montadas e o atendimento é organizado para o ano letivo seguinte. “Apesar do investimento na divulgação desse processo, muitas famílias buscam por vaga no início do ano, gerando a necessidade de a rede se reorganizar para dar vazão à demanda inesperada”, explica. A secretária aponta que, para fazer frente à alta demanda, sempre há previsão de abertura de novas turmas, de acordo com o espaço físico disponível nos CERs.
A respeito da contratação de novos funcionários, Clélia esclarece que o processo é contínuo, de acordo com as necessidades da rede. “Este ano já ocorreu a contratação de diretores de escola, professores, educadores infantis e merendeiros”, informa.
Ela acrescenta que em 2022 foi realizado um processo seletivo, mas o número de candidatos aprovados foi insuficiente para o atendimento da demanda. Portanto, mais tarde no mesmo ano, foi aberto um concurso público para provimento efetivo de 18 cargos na área da educação. “Esse concurso está em andamento, as provas foram realizadas em 2023, e está na fase de correção das questões dissertativas. Há vários processos a serem realizados até a sua homologação e a consequente contratação dos aprovados.”
Durante o processo do concurso, em 2023, foram realizados processos seletivos simplificados para a contratação temporária e por tempo determinado de educadores infantis e professores.
“Como em toda organização de trabalho, a composição do quadro de funcionários da educação é dinâmica, novas demandas surgem em razão de exoneração, aposentadoria, licenças sem vencimentos, saúde, gestação, maternidade e readaptação, e são supridas de acordo com solicitações dos diretores de escola”, finaliza.
Publicado em: 18/05/2023 10:33:42
Publicado por: Foto: Milton Filho - ACidadeON