Em abril deste ano, a vereadora Luna Meyer (PDT) protocolou o Requerimento nº 275, pedindo ao Executivo informações sobre o transporte público no Assentamento Bela Vista.
“Considerando as constantes reclamações sobre o transporte público no Assentamento Bela Vista e que as principais queixas dos usuários são sobre precariedade dos veículos que fazem o transporte para o bairro, falta de ônibus aos domingos e feriados e recusa do passe por mal funcionamento do leitor de passe, requeiro informações à Prefeitura, uma vez que o transporte público deve ser prestado com dignidade, de forma a atender indistintamente todas as necessidades de deslocamento do cidadão, ou seja, deve ser um transporte público de qualidade”, pontua Luna.
No documento, a parlamentar perguntou a quantidade de ônibus disponibilizados para o Assentamento Bela Vista e qual o valor investido na manutenção, assim quantas foram realizadas, além de qual procedimento foi utilizado para garantir a qualidade dos veículos do transporte público em 2022.
Em resposta, o secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, informou que a linha rural Assentamento Bela Vista opera utilizando um veículo Marco Polo Torinu, fabricado em 2010. “As manutenções efetuadas são corretivas, preditivas, preventivas, baseadas no tempo, detecção, e a empresa não apresentou o valor investido exclusivamente nas manutenções”, afirmou o gestor da pasta.
Sobre a previsão para a troca da frota, Carneiro repassou informação da Viação Paraty Ltda, que opera a linha Assentamento Bela Vista, de que a substituição desse veículo é feita em conformidade com a renovação da frota e que o ônibus substituto passa por adaptações e será entregue no prazo de 30 dias.
O secretário respondeu que, atualmente, o coletivo opera de segunda a sábado e não há registro de solicitação de atendimento aos feriados. “Porém, quando há festividades na cidade e solicitação antecipada, esta secretaria pede atendimento à empresa, que prontamente o faz. Caso haja uma solicitação de atendimento regular, que compreenda um grupo coletivo, é possível estudo de readequação da linha, analisando as demandas”, completou, citando os horários no documento.
A respeito de não haver transporte público aos domingos, o secretário informou que a crise no transporte coletivo e a consequente perda de passageiros vêm acontecendo há anos e se evidenciou durante a pandemia de Covid-19. “O transporte coletivo é financiado exclusivamente via tarifa paga pelo usuário. Como consequência disso, se o número de passageiros diminui e a oferta se mantém ou aumenta, crescem o custo do transporte e a pressão para o aumento da tarifa, para dar conta dos custos previstos nos contratos”.
O secretário também respondeu o questionamento da vereadora sobre o não funcionamento da máquina que faz leitura do passe no ônibus. “A linha Assentamento Bela Vista transita grande parte do percurso por vias sem asfalto e os equipamentos embarcados mantêm uma operação em movimento e, com a poeira constante nesses equipamentos, acabam gerando erros.”
No entendimento da vereadora Luna, “é lamentável a falta de respostas concretas por parte da Prefeitura em relação aos questionamentos apresentados. A ausência de informações sobre a manutenção dos ônibus, a qualidade dos veículos e a falta de transporte aos domingos levanta preocupações sobre a transparência e o cumprimento das leis. Protocolei o Requerimento nº 403 para obter as informações necessárias e garantir uma avaliação completa da situação. A população merece um transporte público de qualidade e continuarei lutando por seus direitos”.
Publicado em: 24/05/2023 14:13:44