Unidade de saúde da Vila Xavier precisa de computadores e manutenções

Presidente da Comissão de Saúde, vereador Gerson da Farmácia (MDB), esteve no local a pedido de servidores

Atendendo cerca de 10 mil famílias, a Unidade de Saúde da Vila Xavier “João Vitor Nascimento Maurício" necessita de mais computadores e manutenção nos aparelhos de ar condicionado. Por isso, a equipe da unidade entrou em contato com o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Gerson da Farmácia (MDB), solicitando apoio para solucionar os problemas.

Após visita ao local, na quinta-feira (25), o parlamentar enviou as Indicações nº 2976 e nº 2978 à Prefeitura, cobrando providências. Gerson já havia solicitado a compra de computadores para unidade em 2018 e, de acordo com a técnica de enfermagem Juliana Moraes, em 2020, foi realizada a compra direta de três máquinas, porém apenas uma foi instalada e as outras duas foram levadas pelos técnicos, que sinalizaram a impossibilidade de instalação nos locais indicados na data de entrega.

Segundo a servidora, a enfermeira responsável pela unidade já encaminhou ofício, e-mail e fez diversas ligações para o setor competente, cobrando a entrega dos equipamentos, mas não teve retorno. “Nós precisamos atualizar constantemente o cadastro dos usuários, prontuários e outros registros administrativos, inclusive somos cobrados para isso, mas não temos meios adequados de realizar tais tarefas”, frisou Juliana.

Além dos dois computadores que já foram adquiridos, sendo um para o setor administrativo e outro para sala de atendimento a gestantes, é necessária a compra de mais uma máquina para a sala de procedimentos, a qual foi solicitada pelo vereador via indicação. “A informatização dos serviços de saúde desempenha um papel fundamental na melhoria do atendimento aos pacientes. Computadores adequados contribuirão para a otimização dos processos internos e para a modernização das práticas de saúde”, justificou o parlamentar.

Outra demanda apontada pela equipe é a necessidade de manutenção nos aparelhos de ar condicionado da unidade que não estão funcionando, principalmente na sala de vacina, onde a climatização é indispensável. “O bom funcionamento dos aparelhos de ar condicionado é essencial para garantir o conforto e o bem-estar dos pacientes e profissionais de saúde.  Portanto, é fundamental realizar os devidos reparos nos equipamentos”, concluiu Gerson.

Publicado em: 26/05/2023 11:10:53