Livro sobre história da Santa Casa pode auxiliar na arrecadação de recursos

Vereador João Clemente (PSDB) sugere campanha para auxiliar na manutenção dos serviços prestados pela entidade

É de conhecimento notório o esforço de toda a sociedade araraquarense em busca de manter a excelência dos serviços prestados pela Santa Casa de Araraquara, por isso, o vereador João Clemente (PSDB) propôs a implementação da campanha “Um Livro – Um Sonho – Você Ajuda – Você Salva”, para a entidade da cidade.

“Seria elaborado ou incentivado um livro sobre a história de referida instituição de saúde, cujos lucros auferidos com as vendas (livro físico, e-book etc.) seriam revertidos em prol desta ‘Casa Santa de 121 anos de Misericórdia’”, explica o parlamentar.

Clemente lembra que, fundada em 25 de fevereiro de 1902 pelo coronel João Almeida Leite Moraes, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara é uma instituição de saúde e educação privada, filantrópica e credenciada como hospital de ensino. “A Santa Casa é um hospital geral, credenciado pelo Ministério da Saúde em Urgência e Emergência Regional tipo III, referência em Cirurgia Cardíaca, Hemodinâmica, Neurocirurgia I e II, e Alta Complexidade em Ortopedia, nos segmentos de joelho, ombro, quadril e mão. Também é referência em Oftalmologia e conta com uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia.”

O vereador destaca também que 75% dos atendimentos são oriundos do setor de Urgência e Emergência e 90% dos pacientes atendidos são do Sistema Único de Saúde (SUS). “Atualmente, com 200 leitos credenciados e 186 leitos ativos, o hospital é considerado Centro de Referência SUS para o nível municipal e regional”, enfatiza, citando como exemplo o projeto desenvolvido pela Santa Casa de Curitiba, que lançou livro comemorativo aos 140 anos em parceria com a Associação Médica do Paraná (AMP).

Publicado em: 29/05/2023 11:01:16

Publicado por: Foto: Secretaria da Saúde - Governo do Estado de São Paulo