Subsídio de transporte para alunos das Oficinas Culturais é solicitado à Prefeitura

Vereadora Fabi Virgílio (PT) aponta evasão em cursos por falta de recursos para deslocamento
Visualize fotos

A vereadora Fabi Virgílio (PT) indicou ao Executivo a criação de um programa que conceda subsídio de transporte para alunos das Oficinas Culturais em vulnerabilidade social para fazer atividades fora de seus territórios de origem.

Na Indicação nº 3086, a parlamentar considera que, apesar da grande variedade de cursos oferecidos pelas Oficinas Culturais e da descentralização das variadas linguagens pelos diferentes espaços públicos da cidade, a Administração Pública não tem estrutura física e humana para ofertar todas as atividades em todos os territórios. Sendo assim, muitos alunos se deslocam ou teriam de se deslocar para outros bairros em busca da atividade de preferência, mas o deslocamento tem um custo que impossibilita muitos de frequentar as aulas longe de casa.

“Pensando em cursos com uma aula semanal, o transporte custaria em torno de R$ 52 ao mês para cada aluno. As oficinas com duas aulas semanais impactariam em mais de R$ 100 no orçamento da família, isso se for um adolescente com autonomia para andar sozinho de ônibus”, observa Fabi.

Desta forma, considerando a importância de garantir o acesso de todos ao programa Oficinas Culturais, a vereadora sugere a criação de um programa que garanta o subsídio de transporte para alunos justificadamente em vulnerabilidade social e que não possam arcar com estes custos, tendo como base para análise socioeconômica o cadastro da família no CadÚnico. “As Oficinas Culturais são uma das políticas mais bonitas da nossa cidade e isso garantiria a real democratização deste programa”, finaliza a parlamentar.

 

Com informações da assessoria de gabinete da vereadora Fabi Virgílio (PT)




Publicado em: 05/06/2023 15:30:21