Documento aponta importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Vereador João Clemente (PSDB) apresenta ao Executivo a necessidade de dar publicidade ao novo guia da OMS

Com o objetivo de criar mecanismo para a prevenção ao câncer de mama, o vereador João Clemente (PSDB) protocolou, na segunda-feira (12), a Indicação nº 3199/2023, sugerindo à Prefeitura a realização de estudos para que haja divulgação do novo guia da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a doença.

“A OMS tem como pilares recomendar aos países que concentrem esforços em programas de detecção precoce do câncer de mama, para que pelo menos 60% dos casos sejam diagnosticados e tratados como doença em estágio inicial. O diagnóstico precoce, dentro de 60 dias após a apresentação inicial, pode melhorar os resultados do tratamento do câncer de mama”, afirma Clemente.

O parlamentar pontua que as ações de prevenção e combate à doença propostas pelo novo guia da OMS têm como meta reduzir a mortalidade em 2,5% ao ano, em um período de 20 anos, podendo salvar 2,5 milhões de vidas até 2040.

Publicado em: 19/06/2023 13:46:12