Mais de R$ 100 mil são investidos para instalação de defensas metálicas na Expressa

Vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) recebeu essa e outras informações em resposta a requerimento

Após a ocorrência de acidentes na Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira (Via Expressa), no último dia 16 de maio, alguns pontos da avenida, próximos ao Terminal Rodoviário, começaram a receber a instalação de defensas metálicas. A fim de fiscalizar o serviço, o vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) enviou o Requerimento nº 409/2023 à Prefeitura, solicitando informações sobre os valores investidos e a cópia do contrato.

Em resposta, o Executivo afirmou que a instalação foi realizada entre os dias 15 e 18 de maio de 2023, com comprimento total de 273 metros. O valor unitário do metro foi de R$ 372,46, totalizando R$ 101.681,58. A Prefeitura também encaminhou um link para consulta do contrato na íntegra.

“Essas defensas metálicas são uma reivindicação antiga de vereadores e da população araraquarense. Por isso, em março de 2022, protocolei uma indicação que apontava a necessidade de instalação de estrutura de proteção, os chamados guard rails”, recorda Assis. “Em abril daquele ano, a Prefeitura respondeu que se tratava de um investimento de alto valor, que a coordenadoria não possuía contrato para realização do serviço e que os acidentes eram raros, somente em casos de alta velocidade ou ingestão de bebida alcoólica. Agora, após o serviço ter sido feito, questionei o valor investido e a resposta causou, no mínimo, espanto, visto que foram pouco mais de R$ 100 mil reais, o que não é considerado um investimento tão alto assim para uma Prefeitura que arrecada cerca de R$ 14 milhões por ano somente com multas de trânsito”, acrescenta.

Para o parlamentar, as medidas são insatisfatórias. “Considero insuficiente a colocação de 273 metros, como foi feito, e entendo que ainda existe risco no local, principalmente em dias de chuva e com alagamentos. Como ainda há margem no contrato, espero que todo o trecho que margeia o córrego receba a proteção metálica. Apesar disso e de achar que a medida poderia ter sido tomada antes, fico muito feliz por essa conquista, que é do cidadão araraquarense, que agora terá mais segurança ao transitar por esse local”, conclui.

“Essas defensas metálicas são uma reivindicação antiga de vereadores e da população araraquarense. Por isso, em março de 2022, protocolei uma indicação, que apontava a necessidade de instalação de estrutura de proteção, os chamados guard rails. Em abril daquele ano, a Prefeitura respondeu que se tratava de um investimento de alto valor, que a coordenadoria não possuía contrato para realização do serviço e que os acidentes eram raros, somente em casos de alta velocidade ou ingestão de bebida alcoólica. Agora, após o serviço ter sido feito, questionei o valor investido e a resposta causou, no mínimo, espanto, visto que foram pouco mais de 100 mil reais, o que não é considerado um investimento tão alto assim para uma Prefeitura que arrecada cerca de 14 milhões por ano somente com multas de trânsito. Além disso, considero insuficiente a colocação de 273 metros como foi feito e entendo que ainda existe risco no local, principalmente em dias de chuva e com alagamentos. Como ainda há margem no contrato, espero que todo o trecho que margeia o córrego receba a proteção metálica. Apesar disso e de achar que a medida poderia ter sido tomada antes, fico muito feliz por essa conquista, que é do cidadão araraquarense, que agora terá mais segurança ao transitar por esse local”.

Publicado em: 19/06/2023 19:11:30