Semana Municipal do Maracatu agora faz parte do Calendário Oficial de Eventos

Vereador Alcindo Sabino (PT) é autor do projeto de lei que criou a data

Valorização cultural. Esse é o objetivo da Semana Municipal do Maracatu, que foi incluída no Calendário Oficial de Eventos de Araraquara. Aprovada pela Câmara na Sessão Ordinária da terça-feira (13), a iniciativa é de autoria do vereador Alcindo Sabino (PT).

O projeto foi defendido na Tribuna Popular pelo educador cultural Jorge Rufino, responsável pela oficina cultural de Maracatu do grupo Sementes Crioulas, desenvolvida na região Norte da cidade. “O Maracatu de Baque Virado é uma tradição muito antiga do povo preto e indígena, nascida em Recife há pelos 300 anos. A gente pratica essa tradição aqui em Araraquara há 10 anos. Durante todo esse período atuando na cidade, já resgatamos muitas pessoas, como usuários de drogas e jovens que se cortavam. Então, a semana seria muito benéfica para termos um momento de levar essa cultura às pessoas.”

Em pensamento compartilhado, Sabino afirmou: “Essa valorização da cultura nordestina é nossa, uma cultura brasileira. Às vezes, quem é de fora dá mais valor que a gente. Que a gente possa vivenciar essa tradição do povo nordestino, que é tão guerreiro, e divulgar para toda a população do nosso município”.

O evento acontecerá na primeira semana de setembro e contará com ações educativas, rodas de conversas e oficinas sobre a história e tradição do maracatu, além de apresentações culturais em espaços públicos e privados da cidade.

Maracatu

O maracatu é uma expressão cultural do Nordeste do Brasil de matriz africana. Seu mais remoto registro é de 1711, em Olinda (PE). É uma manifestação cultural que tem por tradição o costume de acolher toda e qualquer pessoa que de alguma forma se interesse pela cultura. Possui elementos de religiosidade, características de religiões africanas, danças elaboradas, junção de dança e música, além de mistura das culturas africana, portuguesa e indígena.

Em Araraquara, o grupo cultural Maracatu Sementes Crioulas – Baque Angola, que estuda a tradição do Maracatu de Baque Virado, foi fundado em 2 de setembro de 2017. Por esse motivo, o Projeto de Lei indica a primeira semana de setembro para as comemorações da “Semana do Maracatu”, que contarão com vivências, ensaios e apresentações.

No dia 15 de novembro de 2021, no Parque do Pinheirinho, o grupo foi batizado como filho da Nação do Maracatu Leão da Campina (Recife/PE). O batismo foi feito pelo Mestre Hugo Leonardo (regente da Nação) e contou com a presença de batuqueiros de várias cidades da região. Atualmente, as oficinas de Maracatu acontecem regularmente na Zona Norte de Araraquara.

Publicado em: 21/06/2023 18:02:41