No mês de maio, a vereadora Fabi Virgílio (PT) havia protocolado o Requerimento nº 391/2023, solicitando informações sobre entidades assistenciais beneficiadas por recursos arrecadados no Dia do Estacionamento Solidário, ação realizada pela empresa que administra o estacionamento rotativo na região central de Araraquara, em parceria com a Prefeitura.
A parlamentar busca entender como o projeto funcionou e como ele terá prosseguimento frente à substituição da empresa que fará a gestão do estacionamento.
Em resposta, a Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana afirma que as entidades que recebem arrecadações são selecionadas pelo Fundo Social de Solidariedade, assim como os critérios para selecioná-las também são definidos por ele.
O setor explica ainda que, para uma nova entidade se candidatar à indicação de beneficiária no Dia do Estacionamento Solidário, ela deve se inscrever no Fundo Social de Solidariedade.
“Não é possível estabelecer periodicidade para a ação do Dia do Estacionamento Solidário, pois devemos esclarecer que a ação em questão sempre foi de iniciativa espontânea da concessionária e desvinculada de qualquer compromisso previsto em contrato ou acordo com os entes envolvidos”, argumenta.
Quando questionada sobre quanto cada ação arrecada e repassa às entidades em média, a Secretaria alega que o valor fica entre R$ 8 mil e R$ 10 mil.
O órgão também esclarece sobre a possibilidade de um novo projeto social que beneficiaria entidades do terceiro setor. “A empresa responsável está remodelando suas ações solidárias em conformidade com o planejamento estratégico da companhia, a fim de reforçar seu compromisso com as boas práticas que norteiam o desenvolvimento do negócio e da sociedade como um todo, em consonância com os pilares ESG [Meio Ambiente, Sociedade e Governança]”, conclui.
Publicado em: 28/06/2023 21:06:32