Recentemente, o vereador João Clemente (PSDB) protocolou o Requerimento nº 459, solicitando informações sobre o funcionamento, em Araraquara, da ação criada pelo Ministério da Saúde, eMulti, que busca implantar equipes multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde.
Em resposta, a Secretaria da Saúde afirma que solicitou credenciamento junto ao Ministério, requerendo a implantação de nove equipes Multiprofissionais Complementares, que serão vinculadas às equipes de Saúde da Família (ESF) e Atenção Primária (EAP).
O setor completa que demandou a abertura de concurso público para assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psiquiatras e profissionais de Educação Física.
“Algumas das demais especialidades foram solicitadas pela Coordenadoria Executiva de Assistência Especializada, responsável pela ampliação e melhoria da assistência na Atenção Secundária, que apoia e complementa a Atenção Primária”, finaliza.
"A saúde consta no rol dos direitos sociais previsto no artigo 6º da Constituição Federal de 1988, e o artigo 196 do mesmo diploma legal estabelece que a saúde é direito universal e deve do Estado, sendo garantido por meio de políticas públicas sociais e econômicas", pondera Clemente ao concluir sua avaliação da resposta do requerimento.
Publicado em: 14/07/2023 10:57:44
Publicado por: Foto: Rodrigo Nunes/MS